Ceará recebe primeiro caminhão de combate a incêndio florestal
Veículo é chamado de Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF). Ele está instalado em Fortaleza, mas será levado para a zona Norte do Estado, onde há grande número de incêndios registrados em florestas e terrenos baldios
21:47 | Set. 15, 2023
O Ceará recebeu o primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) especializado em combate a incêndio florestal e urbano nesta sexta-feira, 15. O nome dado a guarnição é Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF).
No momento, o equipamento está instalado em Fortaleza e, dentro de alguns dias, será encaminhado para a zona Norte do Estado, em Sobral, e também servirá para trabalhos no Parque Nacional de Ubajara. O caminhão comporta 5,5 mil litros de água.
O pedido foi feito mediante emenda na Assembleia Legislativa (Alece) pelo deputado federal José Leônidas Menezes Cristino (PDT) que o equipamento ficasse na região Norte, onde há um alto número de incêndios, principalmente, os florestais.
Segundo o comandante geral do CBMCE, José Cláudio Barreto de Sousa, o novo equipamento dá mais segurança aos agentes, tendo em vista que, caso um incêndio seja identificado à frente do veículo também poderá ser combatido — mesmo com a viatura em movimento, algo que modelos anteriores não são capazes de fazer.
"Criará uma cortina de água. Se, no calor, no aumento da temperatura, o fogo vier a tomar as laterais, há também acessores nesta parte. Eles jogam água no pneu e na cabine, garantindo segurança tanto para o veículo como para os passageiros", explica o comandante geral.
Celso Prata, subtenente da corporação, ressalta que, por meio de um joystick dentro da cabine do veículo, ou um controle portátil de até 50 metros, é possível controlar a mangueira da frente. Ele acrescenta que o tamanho (4X4) e a força do veículo são outros grandes diferenciais do novo equipamento dos bombeiros.
O evento de inauguração do veículo também contou com a presença do presidente da Alece e governador em exercício, Evandro Leitão, que assume o comando no lugar do governador Elmano de Freitas e a primeira dama Jade Romero, pois ambos cumprem missão oficial.
"Estamos aqui celebrando toda esta estrutura, todo este complexo integrado da Segurança Pública. Já instalamos com o Corpo de Bombeiros, partes da Segurança Pública e Defesa Social e em breve a Polícia Civil e o Centro de Inteligência. É extremamente importante que haja integração entre as forças de segurança do nosso Estado", menciona, ao falar da entrega do equipamento.
Leia mais
-
Agosto é o mês com mais homicídios no Ceará desde julho de 2022
-
Violência contra a mulher: 186 inquéritos são abertos na Operação Shamar
-
Crimes contra a mulher no Ceará: em menos de um mês, 262 prisões são feitas
-
Violência doméstica: 11 homens são presos no Ceará em operação nacional
-
Ocorrências de incêndio de veículos em 2023 superam últimos quatro anos no Ceará