Ruas embelezadas: temporada de florescimento dos Ipês chega a Fortaleza
Setembro marca o início da presença da árvore-símbolo da Capital. Ela pode ser encontrada em diversos pontos da Cidade, como em ruas, avenidas e praças
19:04 | Set. 14, 2023
É sempre no fim do inverno quando as primeiras flores de tons quentes começam a desabrochar e enfeitam as ruas e avenidas de Fortaleza. O início de setembro simboliza o começo da primavera na Capital e da temporada de florescimento dos Ipês-amarelos — Símbolo da Cidade desde 2021. É neste período que os olhos da população cruzam com a árvore-flor em meio a rotina urbana.
O encontro de quem passa por essas árvores pode ser bem rápido, visto que o tempo de florescimento dos ipês-amarelos tem duração de cinco a sete dias. O registro, portanto, pode ficar na memória, de forma momentânea, ou nas lentes atentas de câmeras de celulares de quem consegue olhar com mais calma para eles pelos locais da Cidade, uma forma de guardar a florada por mais tempo consigo ou com outros.
O motorista de aplicativo Wesley Costa, 29, destaca que é bonito ver a árvore florida em meio à Cidade. Ele pontua que a região fica com mais vida. “Esse ano eu vi bem no começo do mês aqui na Domingos Olímpio. Tava cheia com flores amarelas e como era dia ficava mais radiante. A gente para no sinal e fica admirando a árvore, faz uma foto, já que não é muito presente em outras épocas aqui”, comenta.
Leia mais
Para a professora Rosana Lima, 54, a presença das árvores tem uma particularidade especial, uma história de pertencimento. A professora conta que, anualmente, ao rever os ipês, ela consegue recordar a época de infância em Itapipoca, no interior do Ceará. “Tinha um pé na casa do meu avô, eu lembro de brincar no quintal e de ficar olhando de dentro de casa. É sempre uma lembrança de avô, do meu interior”, conta.
A presença da árvore varia nos espaços na Cidade, visto que o seu plantio pode acontecer tanto pelo âmbito municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma), responsável pelo programa de arborização na Capital, como por iniciativa da população, que também pode contar com o “Programa Árvore na Minha Calçada”.
A iniciativa, da Seuma, realiza a doação da muda e o plantio, que também pode ser feito pelo morador após receber as orientações dos cuidados técnicos necessários.
Ipês-amarelos em Fortaleza; veja galeria de fotos
Veja onde encontrar Ipês-amarelos em Fortaleza
- Avenida Domingos Olímpio
- Avenida Senador Virgílio Távora
- Avenida Washington Soares
- Avenida Padre Antônio Tomás
- Avenida Desembargador Moreira
- Praça João XXIII - Jóquei Clube
- Parque Estadual do Rio Cocó
- Parque do Bisão, Mucuripe
Os Ipê são conhecidos como Caraúba ou, popularmente, de Pau-d'arco. A origem do nome é indígena, da língua tupi. Atualmente, é possível encontrá-los de vários tamanhos, com variações de 5 a 10 metros de altura.
Além da cor amarela, a árvore possui diversas outras colorações, como roxa, rosa e branca. No entanto, seu tempo de florescimento é diferente, ou seja, não coincide com o mesmo período, mas o processo é similar.
De acordo com o biólogo e doutor em Botânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Diego Santos, os ipês passam por um processo de florescimento atípico. Antes de florir, eles perdem todas as folhas. “Eles perdem as folhas e sua folhagem é substituída por flores”, informa. Ainda segundo Diego, os ipês-amarelos iniciam a floração em setembro e segue até dezembro e seu desenvolvimento vai depender do clima anterior.
“Essas espécies de ipês, para que elas possam florescer, é necessário sofrer estresse hídrico, ou seja, quanto mais frio e seco for o inverno indica que essas espécies vão ter uma floração mais robusta. São espécies cuja floração são estimuladas por estresse hídrico”, explica.
Em Fortaleza, o período é marcado com pouca presença das chuvas, já que sucede o período de quadra chuvosa no Ceará. O biólogo pondera que, apesar do florescimento dos ipês ser curto, o processo pode ocorrer ainda até duas vezes durante a temporada.
Além de trazer mais cor para a Capital, a presença dos ipês-amarelos, por exemplo, também podem exalar a sensação de bem-estar da população.
A psicóloga Mara Dalila, que atua em temas de preocupação, ansiedade e bem-estar, explica que, durante a rotina, muitas pessoas podem estar passando por momentos difíceis em virtude de demandas de trabalho e familiares. A reconexão mental pode ocorrer quando as pessoas param para olhar os detalhes ao redor com mais calma.
“Precisamos de um esforço ativo para nos conectar com o aqui e o agora. Essa atenção plena que precisamos pode ser vivenciada quando contemplamos a beleza de uma árvore. Isso nos proporciona calma e conexão. Nessa época do ano, podemos encontrar os ipês-amarelos no caminho do trabalho, faculdade, na ida e volta para casa ou em percursos de atividades físicas e no trânsito. Olhar a árvore florida pode ser um ótimo exercício para se reconectar mesmo que em poucos minutos”, comenta.
Ipê-amarelo: Árvore Símbolo de Fortaleza
O ipê-amarelo foi definido como Árvore Símbolo de Fortaleza pela Prefeitura da Capital em 2021. A escolha aconteceu após consulta pública, onde atendeu os princípios de preservação e conservação ambiental estabelecidos na Política Municipal do Meio Ambiente. A decisão obedece o Decreto N° 14.944, de 9 de março de 2021.
Na época, a consulta pública foi realizada pela Seuma, entre os dias 5 e 25 de junho de 2020, e a iniciativa de definir a árvore-símbolo foi feita em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e da Árvore, celebrado em março, 21. De acordo com o Plano de Arborização, a Prefeitura de Fortaleza afirma realizar o plantio de ipês, continuamente, em vias, imóveis e obras públicas, assim como de outras espécies de plantas.
De 2021 até agosto de 2023, 175,5 mil mudas, entre pequenas, semi adultas e adultas, de diversas espécies, foram plantadas e distribuídas em Fortaleza, em uma ação integrada da Seuma, da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), dentro do Plano de Arborização.
Em relação a quantidade de ipês, em 2021, a Seuma realizou o plantio de 1.626 mudas. Neste ano, de janeiro a agosto, foram 2.798 mil ipês plantados ou doados. Quando computados os números de ipês amarelos, são 550.
A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Luciana Lobo, cataloga uma série de iniciativas feitas pela pasta voltadas para educação e conscientização da importância do plantio de árvores na Capital. Ela lista, em especial, visitas a escolas e hospitais maternidade de crianças internadas, doações de mudas nas ciclofaixas e o projeto "Árvore na Minha Calçada".
"O que a gente quer que se compreenda é que a arborização da cidade é um processo de parceria. Fortaleza possui quase 3 milhões de habitantes. Imagina só: se cada um adotasse uma árvore, nós teríamos quase três milhões de árvores cuidadas na cidade", explica Luciana Lobo.
Para o biólogo Diego Santos, a árvore como símbolo de Fortaleza traz sentimentos de pertencimento e valorização da sustentabilidade. "Isso reforça o sentimento de pertencimento da nossa flora, mas também o fato de valorizar o meio ambiente e proteger a biodiversidade. Além disso, a árvore tem uma presença histórico-cultural na Cidade, sendo presente há várias décadas", comenta.
Além disso, o Programa realiza a doação da muda e o plantio, que também pode ser feito pelo cidadão ao receber as orientações sobre todos os cuidados técnicos necessários.
Os interessados em adotar uma árvore, que pode ser ipê ou de outra espécie, devem enviar e-mail para plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br ou entrar em contato por meio do Whatsapp (85) 98814.3849. A população deve fornecer nome, telefone para contato, endereço completo e fotos e vídeos do espaço que ganhará a muda, além de indicar o tipo de árvore escolhida.