Projeto para compra de ônibus 100% elétricos é encaminhado à Câmara de Fortaleza

Prefeito pediu autorização para empréstimo que deve ser utilizado para compra dos veículos. Ônibus elétricos já circulam em São Paulo, Brasília, Salvador e Santos

Um Projeto de Lei (PL) para a compra de ônibus 100% elétricos foi enviado na última quarta-feira, 6, à Câmara Municipal de Fortaleza. No texto, o prefeito José Sarto (PDT) pede autorização para empréstimo de R$ 50 milhões junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), valor que seria utilizado na aquisição de 19 veículos para a Capital.

Segundo divulgado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), a modalidade é menos prejudicial ao meio ambiente, com uso de fontes renováveis de energia e menor emissão de gases poluentes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A medida também visa reduzir os gastos com a frota, pois a estimativa é de que o Custo Total de Propriedade seja 10% menor ao longo de um período de dez anos.

Caso o projeto seja aprovado, os primeiros ônibus 100% elétricos de Fortaleza serão destinados às linhas 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales.

Com a implementação, a PMF planeja reduzir anualmente cerca de 3.600 toneladas de dióxido carbônico (CO2) e 15 toneladas de óxido de nitrogênio (NOx).

Elaborada pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a medida ainda precisará ser aprovada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública (Cofap), e de Política Urbana e Meio Ambiente (CPUMA).

Medida já foi adotada em outras capitais

Segundo a E-Bus Radar, plataforma que monitora os ônibus elétricos nas Américas do Sul e Central, o Brasil possui 394 veículos nessa modalidade, com a maioria circulando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O destaque vai para São Paulo, com 219 carros na Capital e 96 na Região Metropolitana. No Nordeste, Fortaleza seria o segundo local a adotar os ônibus elétricos, que já circulam em Salvador e Região Metropolitana, além de a segunda maior frota do País para uma única cidade. 

Confira cidades brasileiras que já possuem ônibus elétricos 

Bauru (2)
Brasília (6)
Diadema (6)
Guarujá (4)
Maringá (3)
Mauá (2)
Salvador (8)
Salvador - Região Metropolitana (20)
Santos (7)
São Bernardo do Campo (1)
São José dos Campos (12)
São Paulo (219)
São Paulo - Região Metropolitana (96)
Sorocaba (1)
Vitória - Região Metropolitana (4)
Volta Redonda (3)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

onibus eletricos sustentabilidade projeto lei transporte meio ambiente prefeitura fortaelza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar