Novo trecho da av. Historiador Raimundo Girão é interditado para obras

Interdição de trecho entre a avenida Rui Barbosa e a rua Ildefonso Albano deve durar 70 dias. Obra no calçadão da Praia de Iracema está 20% concluída

Trecho da avenida Historiador Raimundo Girão, entre a avenida Rui Barbosa e a rua Ildefonso Albano, está com interdição parcial de uma das faixas a partir desta terça-feira, 5. Estreitamento deve durar 70 dias para execução do sistema de drenagem, troca da pavimentação asfáltica por piso intertravado, urbanização e alargamento dos passeios. Obra no calçadão da Praia de Iracema está 20% concluída, conforme a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). 

No primeiro dia de intervenções no trecho citado, O POVO observou no início da tarde grande movimentação de trabalhadores, retroescavadeiras, além do transporte de materiais de construção no local. 

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Mateus Fernandes, 60, diz que apesar do transtorno, espera que o resultado melhore o comércio local. "Como o pessoal diz, não tem como fazer um omelete sem quebrar os ovos", brinca o vendedor que trabalha no calçadão. 

"Tinham colocado a gente para o outro lado, depois voltamos. Foi bom também lá. Quando terminar, tenho certeza que vai ficar bom, vai ficar ótimo", concorda dona Maria de Lourdes da Silva, 77. O movimento não é bom como antes das intervenções, "mas não parou". "A partir de 17 horas, fica lotado", diz. "Tá rápido os trabalhos. Muita gente trabalhando. Muito funcionário", avalia a vendedora sobre as intervenções.

Durante a interdição parcial na via, os veículos terão trânsito livre na faixa de tráfego ao lado do calçadão, onde os serviços já foram concluídos. O projeto de requalificação e urbanização do calçadão da Praia de Iracema teve início em abril e está sendo realizado em fases. 

As obras também acontecem em outras duas frentes de serviço: no calçadão da Praia de Iracema esquina com a rua Gonçalves Lêdo e no Poço da Draga. O investimento é da ordem de R$ 26,1 milhões, com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As intervenções devem ser concluídas no segundo semestre de 2024. 

Obras na Praia de Iracema: o que vai mudar

Segundo a Seinf, a escolha do piso intertravado nas obras urbanísticas da Capital acontece pelos benefícios oferecidos pelo material, "que possui maior resistência, durabilidade e alta capacidade de escoamento de água". O material também "reduz a temperatura ambiente por refletir mais a luz em vez de absorvê-la, como o asfalto".

A secretaria pontua ainda que a manutenção é mais barata e "permite a reutilização dos blocos para recompor a via, o que não é possível com o recapeamento asfáltico, que precisa ser descartado e comprado novamente". Além disso, possui maior custo benefício, já que o mercado oferece livre oferta do produto, diferente do asfalto, cujo preço é variante do derivado do petróleo.

O projeto vai contemplar a reforma de todo o calçadão, construção de nova ciclovia, criação de pequenas áreas de praças, paisagismo, nova iluminação, Areninha, banheiros públicos e novas vagas de estacionamento. 

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