Sarto diz que modelo de catracas duplas será encerrado nos ônibus de Fortaleza
Ao todo, 960 veículos serão impactados pela mudança, aponta o prefeito. Os equipamentos estavam em 66% da frota que circula na Capital. Mudança deve ocorrer em até 20 dias
15:29 | Set. 05, 2023
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou, durante transmissão nas redes sociais na tarde desta terça-feira, 5, que fará a mudança nos 960 veículos que possuem este equipamento — o que representa 66% da frota que circula na Capital.
Ao separar uma série de comentários, uma internauta disse que a pessoa que havia projetado a ideia não era uma usuária do transporte público. Em resposta, Sarto afirmou que, de fato, estava acompanhando a situação dos passageiros lado a lado e percebia que a medida "gerava desconforto para muita gente".
“As catracas duplas partiram das empresas, que identificaram, em determinadas linhas, um índice muito alto de passageiros saltando a catraca para não pagar a passagem”, revela o prefeito.
Segundo Sarto, este não é um problema de transporte, mas sim de segurança, e foi executado a fim de tentar impedir o mau comportamento. “Isto acabou criando um outro problema, que, por conta do mau uso por alguns passageiros, outros foram prejudicados. Não é justo. Uma pessoa pagar pelo erro de outra pessoa”, pondera.
Em maio, pouco tempo depois da implementação das catracas duplas, diversos passageiros já reclamavam, conforme apuração do O POVO à época, sobre a medida. Os usuários alegavam muitas dificuldades na mobilidade dentro do ônibus.
A Prefeitura de Fortaleza estabeleceu prazo de 20 dias para que as empresas removam as catracas. Além disso, dentro de 15 dias, será feita uma fiscalização nas frotas.
Leia mais
-
Câmeras flagram execução de homem com dez tiros em Maracanaú
-
Chacina do Curió: MP mostra vídeo de viatura em rua onde ocorreram 4 homicídios; réu nega ter passado pelo local
-
App Mais Saúde Fortaleza passa a divulgar resultados de exames
-
Suspeito de importunar sexualmente adolescentes na Beira-Mar é preso