Chacina do Curió: júri chega ao 6º dia e é o mais longo da Justiça do CE
Oito policiais militares estão sendo julgados pela omissão do dever agir na Chacina do Curió, que vitimou 11 pessoas em novembro de 2015, na Grande Messejana, em Fortaleza
14:36 | Set. 03, 2023
A segunda etapa do julgamento da Chacina do Curió deve ultrapassar, neste domingo, 3, as 63 horas e 20 minutos de duração da primeira sessão, realizada em junho deste ano. Com isso, o novo julgamento deve se tornar o mais longo da história do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A nova etapa do julgamento teve início na terça-feira, 29, e julga oito policiais militares pela omissão do dever agir na Chacina do Curió, que vitimou 11 pessoas em novembro de 2015, na Grande Messejana. O júri chegou ao sexto dia neste domingo com cerca de 58 horas já contabilizadas até a noite de sábado.
A previsão do colegiado é que na tarde deste domingo, o registro já seja superado mesmo estando na fase de interrogatório dos réus, que teve início no final da tarde desse sábado.
Para a conclusão desta segunda etapa do julgamento, ainda restam debates entre acusação e defesa, leitura dos quesitos, votação dos jurados, redação e leitura da sentença.
O julgamento está sendo diariamente acompanhado por autoridades, familiares das vítimas e dos réus, profissionais da imprensa e público em geral. As atividades estão sob a condução do colegiado formado pelos juízes Marcos Aurélio Marques Nogueira (presidente do colegiado e titular da 1ª Vara Júri), Adriana da Cruz Dantas (17ª Vara Criminal) e Sílvio Pinto Falcão Filho (1ª Vara Criminal).
Chacina do Curió: relembre primeiro júri
O primeiro julgamento da Chacina do Curió ocorreu em junho deste ano. Na madrugada do último dia 25 de junho, após seis dias de júri, o Tribunal do Júri condenou os primeiros quatro PMs réus pelas mortes da Chacina. Os ex-agentes condenados foram Wellington Veras; Ideraldo Amâncio; Marcus Vinícius Costa e Antônio Abreu. Ao todo, as penas somaram 1,1 mil anos no total.
Terceiro julgamento da chacina será em setembro
Está prevista também para este mês de setembro, a terceira sessão do caso. Mais oito acusados serão julgados. Em menos de um mês, 16 acusados do caso devem ser julgados pela Chacina do Curió. Os agentes a serem julgados na próxima fase são:
- Antonio Flauber de Melo Brazil
- Clênio Silva da Costa
- Antonio Carlos Matos Marçal
- Maria Bárbara Moreira
- José Oliveira do Nascimento
- Igor Bethoven Sousa Oliveira
- Francisco Hélder de Souza Filho
- José Wagner Silva de Souza