Curso de Astronomia popular gratuito encanta crianças e adultos
Oferecido pelo Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar, o curso fala sobre Astronomia de forma lúdica - e o melhor - de graçaImagine entrar em uma sala de cinema, mas sem a tela plana logo à frente, pois a projeção é no teto em abóbada. As cadeiras se reclinam como se o espectador estivesse quase deitado a contemplar um céu estrelado de verdade e, para completar, a narração emocionante da atriz Sônia Braga para um texto primoroso nos faz pensar sobre a nossa existência tão pequena na imensidão do Universo.
Estas são apenas algumas das sensações proporcionadas pelo Curso Popular de Astronomia, que está sendo ministrado aos sábados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na apresentação deste sábado, 2, o tema foi o Sistema Solar. No próximo sábado não haverá programação por causa do feriado de 7 de Setembro, mas no dia 23 o tema será o “Céu do mês”, quando os participantes poderão explorar o céu em Fortaleza e aprender a identificar as constelações e os planetas visíveis, assim como as fases da Lua.
“A imersão é a chave da emoção. Nas sessões em que estive presente, o que se percebe é que a projeção mexe com as pessoas a ponto de arrancar lágrimas", afirma Nicolas Camilo, estudante do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e planetarista do planetário Rubens de Azevedo.
"Quando é com alunos de escolas públicas, a fascinação se dá pelo primeiro contato com a realidade virtual, já que muitos nunca tiveram a chance de usar óculos de realidade aumentada em jogos, por exemplo”, diz.
O planetário do Dragão abriga o curso de Astronomia
Uma frequentadora contumaz do curso é a pequena Raquel Lima, de 11 anos, que saiu do bairro Aracapé e cruzou Fortaleza inteira no sentido Norte-Sul para ouvir mais uma conversa sobre Astronomia. Acompanhada da tia Gyselle Lima, de 27, e do tio Guilherme Lima, de 13, a menina perguntou o que queria dizer a afirmação de que somos feitos de poeira de estrelas, frase que havia sido dita mas não compreendida por ela.
“Eu não sei bem o que eu quero ser quando crescer, mas ‘astrônoma’ está na lista”, responde a menina diante da pergunta nada original feita a ela. “Eu só sei que sou louca demais por Ciências”, acrescenta.
Gyselle, a tia, passou a frequentar o planetário por influência do irmão Guilherme, que sempre gostou de saber sobre o Espaço.
“É uma oportunidade ímpar ter acesso a um equipamento como este e ainda por cima, de graça. Apesar de virmos sempre e os assuntos acabarem se repetindo, as discussões nunca são as mesmas, porque as pessoas são outras e os debates também. É muito enriquecedor”, ressalta.
Jackson Almeida, 33, é aluno de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), e apesar de ser frequentador assíduo dos encontros no planetário, não perde a empolgação diante da reprodução fiel de planetas, galáxias, buracos negros e supernovas.
“Não é meu primeiro contato com a Astronomia, pois sou acadêmico, mas é impossível não se arrepiar diante desse equipamento que faz com que a gente dê asas à imaginação”, diz ao se referir ao conjunto de projetores da marca alemã Carl Zeiss que permitem a exibição de imagens de alta qualidade em projeção Fulldome, ou seja, em toda a cúpula, e que é o conjunto mais moderno da América Latina nesse quesito.
SERVIÇO
Curso Popular de Astronomia
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Próxima aula: 23 de setembro (sábado), com turmas às 14h30min e 15h30min
Acesso gratuito mediante inscrição prévia e formulário disponível no site, sempre na quarta-feira anterior à aula.
Duração: 60 min
Lotação: 50 lugares
Classificação: 12 anos
Observação: Apesar da semelhança com uma sala de cinema, o planetário não permite o consumo de alimentos e bebidas no interior, e a imersão pode causar vertigem em algumas pessoas.
Leia mais