Educação ambiental: evento no Rachel de Queiroz orienta sobre manejo de resíduos sólidos

A Prefeitura de Fortaleza realizou ações de limpeza, além de oficinas educativas e distribuição de mudas no espaço, na manhã deste sábado, 2

14:13 | Set. 02, 2023

Por: Ana Rute Ramires
PÚBLICO de todas as idades participou das atividades (foto: Prefeitura de Fortaleza)

Ações de limpeza e de educação ambiental foram realizadas no Parque Rachel de Queiroz na manhã deste sábado, 2, no bairro Presidente Kennedy. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), contou com apresentação de atividades e equipamentos ligados à política de gerenciamento de resíduos sólidos. Pessoas de todas as idades curtiram oficinas educativas, atividades lúdicas, com distribuição de brindes e mudas.

Segundo Thiago Mafra, coordenador especial de Limpeza Urbana da SCSP, serão realizados eventos semelhantes em todas as regionais em cronograma executivo que ainda está sendo definido pela pasta. 

"A gente escolheu o Parque Raquel de Queiroz porque é um parque amplo de bastante movimentação e que foi um ponto requalificado, né? Nos últimos anos, ele é um marco na nossa gestão de resíduos na cidade", pontuou.

De acordo com Mafra, um ponto de lixo em área degradada próximo ao parque foi requalificado. O coordenador explica que o evento é um "mix de ações" para mostrar à população o que está sendo feito e chamá-la para participar e tirar dúvidas sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos.  

Luana Galdino, 35, recebeu as informações sobre o evento pela diretora da escola de um dos filhos. Ela e os três filhos, Inaê, 6, Kauê, 5, e Aimê, 1 ano e meio, participaram das atividades. "Pra mim, é muito rico. Como mãe de três, tem horas que acaba o repertório. Quando tem atividades assim, a gente sempre leva. Para que eles possam aprender brincando", conta a arte-educadora. 

O evento teve oficina de brinquedos com recicláveis, atividade lúdica de observação de aves, mostra de répteis e anfíbios, exposição da coleção biológica marinha, entre outras atividades promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Rede Cuca Ambiental.

Jogo de dama feito de papelão e tampinha de garrafa pet, tetris feito de caixa de ovos e caixas de papelão e brincadeira de pescaria estavam disponíveis em uma tenda aos frequentadores do equipamento. 

A família de Joana D'arc, 59, mora próximo ao parque e, por isso, ela sempre participa das atividades realizadas no local. "Todas as ações que tem aqui no parque eu venho. Peguei minhas mudas de capim santo e da flor minilacre. Jogamos, ganhamos tudo. Minha irmã foi na dama. Elas explicaram muito bem as coisas, quantos litros de água são gastos para fazer uma peça de roupa", relatou sobre as atividades.

A iniciativa compõe conjunto de ações previstas pelo Programa Mais Fortaleza, oficialmente lançado na última segunda-feira, 28. O programa prevê a instalação de novos equipamentos, como Ecopontos, lixeiras subterrâneas e ilhas ecológicas; expansão do Re-Ciclo; criação da primeira Câmara de Economia Circular do país; um Observatório de Resíduos Sólidos, além de ações de educação ambiental e outros projetos.