Após novo laudo, obras da Ponte dos Ingleses começam neste mês
O documento conclui que não há risco de colapso da ponte. Obras devem ser reiniciadas em setembroUm mês depois de o Governo do Ceará apontar falhas na reforma da Ponte dos Ingleses realizada pela Prefeitura, o Município divulgou nova análise que refuta as alegações. Três laudos com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) afirmam que a ponte está segura e pronta para a continuação das intervenções.
O canteiro de obras já está sendo montado no local e, em setembro, as obras devem ser retomadas. A informação é da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Segundo o órgão, engenheiros, responsáveis técnicos pelo serviço estrutural e o engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Luciano Pamplona assinam os laudos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
-
Obra da Ponte dos Ingleses deve ser retomada em setembro, diz secretário
-
Sarto dispensa ajuda de Elmano na Ponte dos Ingleses: Prefiro que ele faça o Acquario
-
Ponte dos Ingleses: entenda a nova crise envolvendo Sarto e Elmano
-
Ponte dos Ingleses: Prefeitura diz que só recebeu ofício do Estado sobre estrutura após anúncio
Os profissionais analisaram os documentos da obra, o laudo realizado pela Secretaria de Obras Públicas do Estado (SOP) e fizeram inspeções no local. O documento final, com mais de 400 páginas, foi enviado à Secretaria do Turismo (Setur), detentora do projeto de urbanização da ponte.
“No Parecer Técnico contratado pela Seinf, foram anexados os projetos de reforço estrutural dos pilares e vigas do equipamento e suas revisões, as memórias de cálculo, as especificações técnicas, os ensaios laboratoriais realizados in loco, a metodologia executiva e até mesmo os registros de execução da obra, sendo um compilado de documentos referentes à obra, para fins de comprovação da conformidade total do escopo dos serviços conforme previsto em projeto e sua execução”, diz o órgão em nota.
Procurada, a Setur confirmou o recebimento do ofício com os laudos anexados na quarta-feira, 30. “O material anexado ao documento passará por análise do setor responsável e, após a conclusão dessa etapa, as devidas providências serão tomadas”, informou.
Ponte dos Ingleses: Prefeitura garante que não há risco de colapso
Uma das conclusões da vistoria técnica realizada pela SOP, do Governo do Estado, era de que o reforço estrutural das vigas da ponte não teriam sido feitas conforme o projeto. Com isso, o documento apontou risco de colapso caso houvesse o prosseguimento da obra com a instalação do piso de concreto devido ao peso da estrutura.
Segundo o parecer da Prefeitura, esse risco não existe. “O Parecer de Vistoria da SOP não identifica nenhuma anomalia ou quaisquer manifestações patológicas, nem microfissuras; tampouco foi realizado qualquer tipo de ensaio, nem mesmo um estudo numérico linear ou não linear que justifiquem a afirmação de que a estrutura poderá entrar em colapso em função das cargas que virão a receber”, afirma o texto do ofício enviado à Setur.
O documento explica que, conforme os cálculos elaborados no parecer da SOP, a carga máxima sustentada pelos pilares seria de 23 toneladas-força (tf). No entanto, os testes realizados pela Seinf mostram que a ponte aguentaria 100 tf, 60% a mais.
O ofício, assinado pelo secretário-executivo da Seinf, José Roberto de Resende, conclui que “a obra foi plenamente executada, em conformidade com o projeto original e suas atualizações, encontrando-se apta a receber os esforços provenientes da laje protendida bem como o restante dos elementos urbanísticos previstos”.
O POVO questionou a SOP sobre as divergências nos laudos, e a superintendência reiterou a posição já divulgada. “O laudo [realizado pela SOP] atestou riscos para o equipamento, inclusive de desabamento, caso houvesse o andamento da obra de urbanização, que já estava devidamente licitada pelo Estado”, afirmou em nota, repetindo que esse foi o motivo da não continuação da reforma.
Requalificação da Ponte dos Ingleses
A Ponte dos Ingleses foi interditada em 2018 devido a graves problemas de deterioração. A responsabilidade pela requalificação foi dividida entre Prefeitura e Estado. No primeiro momento, a Prefeitura realizou a recuperação de vigas de sustentação da ponte. Depois, o Estado deveria continuar a obra para finalizar o piso, guarda-corpos e a urbanização do local.
No entanto, a obra não teve continuidade, ficando parada desde janeiro de 2022. Em julho, o prefeito José Sarto afirmou que tomaria responsabilidade pela conclusão da requalificação. A Prefeitura afirmou que o Governo do Estado alegou não ter condições orçamentárias para finalizar a reforma.
Em resposta, o Estado justificou que não continuou a requalificação devido a erros técnicos encontrados na base estrutural reformada pela Prefeitura. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Infraestrutura refutou a vistoria técnica realizada pelo Estado e reafirmou que não há erros na estrutura.