Fortaleza: 25 postos de saúde recebem certificado de atendimento à primeira infância

O documento faz parte de uma iniciativa da Prefeitura que monitora o atendimento a gestantes, puérperas e bebês na Capital

A Prefeitura de Fortaleza entregou na manhã desta quarta-feira, 30, os certificados do Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), programa que avalia o atendimento às gestantes e crianças da Capital. Ao todo, 25 postos de saúde foram premiados durante o evento realizado na Sociedade Brasileira de Pediatria (Socep), no bairro Aldeota.

Essa é a segunda edição do programa, que atua em Fortaleza desde 2017. Em ciclos de dois anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avalia critérios como qualidade do acompanhamento pré-natal e do calendário de vacinas das crianças atendidas, dentre outros indicadores.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“São dez itens de fundamental importância que nascem na gestação e culminam com a criança já nascida e com todo o acompanhamento de vacinas, de consultas, de puericultura [área da saúde que acompanha o desenvolvimento de crianças], das reuniões de gestantes... Enfim, são bem abrangentes e fecham um arco de cuidados que a criança deve ter”, explica o titular da SMS, Galeno Taumaturgo.

Para participar desse programa, os postos precisam se inscrever através de um edital publicado pela Secretaria com os detalhes sobre o projeto. Neste segundo ciclo das Uapis, foram inscritos 85 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das quais 25 foram aprovadas. O número é quase três vezes maior do que na primeira edição do projeto, quando nove postos foram condecorados.

Uma das UBS reconhecidas foi o posto de saúde Gothardo Peixoto, no bairro Damas, que, após o projeto, apresentou uma maior atenção das mães para o cuidado antes e depois da gestação. Em alguns casos, as pacientes procuravam o atendimento apenas uma vez por ano.

“Uma criança que tem sua vacina em dia, uma criança que tem seu peso acompanhado em suas consultas regularmente, que tem todas as suas medidas, que tem a sua investigação sobre o aleitamento materno realmente feito, então isso pode mudar a vida de uma criança”, afirma a gestora da unidade, Kátia Saldanha.

Programa também ocorre em outras cidades do Brasil

Em uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a iniciativa tem servido de inspiração para diversos estados do Brasil, como Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará e Rio de Janeiro.

Para o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, as Uapis são uma forma de tornar os serviços de saúde da família mais acessíveis. “Ela por um lado é muito eficiente e também é muito equitativa. Gera mais equidade porque garante que essa geração de crianças poderá se desenvolver plenamente”, afirma o gestor.

Devido ao sucesso da iniciativa, a parceria com a Unicef tende a aumentar, levando outros serviços já existentes em Fortaleza, como o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e as salas de amamentação, para mais cidades do Brasil.

“A gente acha que esses dois serviços, como a Uapi, também deveriam ser universalizados. Isso tem que ser garantido em toda a rede e o mais próximo do local de onde as crianças vivem”, pontua o chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Saúde primeira infância SMS prefeitura de fortaleza gestantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar