Baleia Jubarte é vista na Praia do Futuro, em Fortaleza: "Parecia gol do Brasil"

Quando adulto, o animal pode chegar a 16 metros e pesar 40 toneladas

O instrutor de surfe Elton Melo, 23, tinha acabado de sair do trabalho e conversava com outros dois amigos, Flávio de Souza, 34, e Pierre Oliveira, 25, quando avistou uma baleia Jubarte nas águas da Praia do Futuro, em Fortaleza, por volta das 16h15min desta terça-feira, 30. “A gente começou a gritar, parecia gol do Brasil”, brinca.

“Foi bem perto da costa. Foi tipo, uns 30 metros. Ela deu o esguicho, e a gente ficou sem saber o que era, porque ficou um bom tempo sem subir de novo. Aí lá mais para o meio do mar, uns 50 metros, ela esguichou e percebi que era uma baleia”, diz o instrutor.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Eu acho que eram mais ou menos umas dez baleias, porque uma esguichava [e outra também] esguichava lá na frente”, adiciona. Ele trabalha na Praia do Futuro há três anos e meio e nunca tinha visto uma baleia pelo local.

De acordo com o engenheiro de pesca Eloim Ghibor, os animais passam pelo litoral cearense durante o período de imigração, que ocorre nesta época do ano, mas não costumam se aproximar tanto da costa da praia como aconteceu nesta terça-feira.

“Esta é uma época de imigração, elas vêm do hemisfério sul, da região mais ou menos das Malvinas”, explica. “[Elas] trazem os filhotes que nasceram, para poderem se alimentar, e depois retornam para o ambiente em que vivem.”

Letícia Gonçalves, bióloga e coordenadora da equipe de Resgate da Aquasis, explica que, quando adulto, o animal pode chegar a 16 metros e pesar 40 toneladas. "É um animal belíssimo que a gente pode identificar facilmente por causa das suas características físicas de tamanho e coloração.”

“Nós, pesquisadores, acreditamos que cenas como essas estão sendo cada vez mais frequentes por causa da recuperação populacional da espécie. Essas baleias sofreram bastante com a caça predatória, que chegou a reduzir a população das baleias jubartes no Brasil a mil indivíduos”, adiciona a bióloga.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

baleia jubarte aquasis meio ambiente praia do futuro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar