Obra da Ponte dos Ingleses deve ser retomada em setembro, diz secretário
Lajes de concreto pré-fabricadas estão sendo encomendadas para a instalação do piso na ponte
13:08 | Ago. 29, 2023
As obras na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, devem ser retomadas em setembro, de acordo com Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura. A Prefeitura de Fortaleza será a responsável por finalizar a restauração do local após impasse com o Governo do Estado.
Segundo Samuel, o canteiro de obras já está sendo montado. “No próximo mês, em setembro, a gente já vai ver aquele movimento de obra acontecendo lá na Ponte dos Ingleses”, afirmou em entrevista à rádio O POVO CBN nesta terça-feira, 29.
Inicialmente, a continuação da obra consistirá na finalização do piso de concreto. Samuel relata que as lajes de concreto pré-fabricadas já estão sendo encomendadas para instalação. Depois, os guarda-corpos serão inseridos, conforme projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
O projeto de urbanização, que anteriormente seria executado pelo Governo do Estado, ainda será enviado à Prefeitura. Samuel afirma que está em contato com a secretária de Turismo do Estado, Yrwana Albuquerque, e aguarda o envio.
Histórico da requalificação da Ponte dos Ingleses
A Ponte dos Ingleses foi interditada em 2018 devido a graves problemas de deterioração. A responsabilidade pela requalificação foi dividida entre Prefeitura e Estado. No primeiro momento, a Prefeitura realizou a recuperação de vigas de sustentação da ponte. Depois, o Estado deveria continuar a obra para finalizar o piso, guarda-corpos e a urbanização do local.
No entanto, a obra não teve continuação, ficando parada desde janeiro de 2022. Em julho, o prefeito José Sarto afirmou que tomaria responsabilidade pela conclusão da requalificação. A Prefeitura afirmou que o Governo do Estado alegou não ter condições orçamentárias para finalizar a reforma.
Em resposta, o Estado justificou que não continuou a requalificação devido a erros técnicos encontrados na base estrutural reformada pela Prefeitura. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Infraestrutura refutou a vistoria técnica realizada pelo Estado e reafirmou que não há erros na estrutura.
Com informações do repórter Luciano Cesário/Rádio O POVO CBN