Padre celebra Missa das Crianças com fantoches, palhaços e trenzinho em Fortaleza

De palhaços, fantoches, a cantigas, padre Guedes inova ao transmitir a palavra de Deus para crianças e jovens em igreja no Conjunto Ceará

21:15 | Ago. 27, 2023

Por: Jéssika Sisnando
Igreja no Conjunto Ceará realiza missa para as Crianças aos domingos em Fortaleza (foto: Jessika Sisnando/O POVO)

Os domingos são mais divertidos para crianças, adolescentes e pais que fazem parte da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, localizada na avenida Ministro Albuquerque Lima, no Conjunto Ceará, em Fortaleza.

A partir das 9 horas, a igreja recepciona palhaços e fantoches que proferem a palavra de Deus de uma forma mais lúdica

Neste domingo, 27, os pequenos, acompanhados de pais ou responsáveis, chegavam lentamente. Algumas famílias, com brinquedos em mãos, se sentavam lado a lado nas cadeiras da igreja.

Quando o padre Severino Guedes chega para celebrar a missa, no entanto, ele sabe que o tratamento é diferente do que está acostumado a exercer na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

No decorrer da celebração, os fantoches e o padre interagem com situações do dia a dia explicando a palavra de Deus. Em seguida, o padre Guedes convoca as crianças para o altar para representar discípulos de Cristo. Há, também, a entrega do "biscoitinho", que ressignifica a hóstia.

 

Para isso, o padre faz um "trenzinho" com as crianças, que percorrem todo o interior da igreja. E, na hora do trem iniciar a jornada, a meninada corre em direção ao altar, pronta para se enfileirar. Na frente, vai o padre, que canta a música do "trenzinho" com a banda que está presente.  

Maria, de 9 anos, participava pela primeira vez, mas logo se entrosou e fez questão de participar das atividades. A mãe dela foi chamada por outra mãe, que comentou sobre os momentos da missa voltada para crianças. "Ela acordou foi cedo para vir", comentou.

No altar, cantigas, assim como outras brincadeiras e descontrações não são deixadas de lado. Ao fim da manhã, crianças e adultos saem felizes e entoando os cantos. "Se os passarinhos voam eu também quero voar. É o biquinho para o chão e as asinhas para o ar", cantam os fiéis. 

Já no momento da palavra, o padre Guedes ressalta, principalmente, assuntos voltados a solidariedade, luta contra o preconceito, e respeito pelos familiares. Na missa deste domingo, ele deixou uma mensagem sobre respeito às diferenças, fim do racismo e amor. O padre diz que a ideia da programação é "trazer as crianças para Jesus".

Guedes completa afirmando que "a missa é para elas [crianças]", e citou Mateus 19:14: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".

Na missa do Dia dos Pais, celebrado 13 de agosto, após a realização dos trenzinhos, os fantoches, o biscoitinho, o padre colocou criança no "tum tum" — ato de segurar alguém no ombro e carregá-lo. (Com Gabriel Gago / Especial para O POVO)

Veja: Padre segura criança no ombro durante o Dia dos Pais em Fortaleza

Serviço

Missa das Crianças

Data e hora: todo domingo, às 9 horas

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na avenida Ministro Albuquerque Lima, bairro Conjunto Ceará