Fortaleza recolhe mais lixo em ponto irregular do que na porta das casas
Nesse sábado, 26, com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte regular dos resíduos, a Prefeitura montou a ação Ecoponto Itinerante na Praça do Ferreira
17:15 | Ago. 26, 2023
Para comemorar o Dia Mundial da Limpeza Urbana, celebrado neste domingo, 27, a Prefeitura de Fortaleza montou um Ecoponto itinerante na Praça do Ferreira neste sábado, 26. A ação levou uma balança para pesar materiais recicláveis levados pela população até o local com o intuito de ensinar sobre o descarte regular do lixo.
A conscientização é importante em uma capital que, de acordo com Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), coleta mais lixo em ponto irregular de descarte do que na coleta domiciliar. No primeiro semestre deste ano, foram recolhidas 371.679 toneladas de resíduos sólidos por feita porta a porta, enquanto a coleta especial urbana recolheu 399.810,24 toneladas.
Das 9h às 12h, a tenda do Ecoponto itinerante ficou montada na Praça, atraindo o olhar de alguns cidadãos que por ali passavam. Foram distribuídas mudas de planta e materiais educativos que falam sobre ecologia de uma maneira didática.
Leia mais
A dona de casa Iolanda Ferreira da Silva, 60, parou no local para receber uma revista em quadrinhos educativa para a neta. “É para as crianças crescerem sabendo cuidar das plantas. Se a gente tira as plantas, fica mais quente, destrói tudo”, afirma. Ela quer que Débora, de sete anos, também aprenda a descartar o lixo corretamente desde pequena.
Lúcia Furtado, 54, professora de educação infantil, também pegou jogos e revistas educativas para os alunos. “A gente trabalha com a conscientização sobre o meio ambiente desde cedo”, afirma. Como cidadã, Lúcia nunca utilizou um Ecoponto, mas garante a separação do lixo doméstico diariamente. “Isso já facilita o trabalho dos funcionários do condomínio, que levam para a coleta seletiva”, conta.
Atualmente, a cidade conta com 90 Ecopontos, que receberam 64.199,54 toneladas de resíduos no primeiro semestre de 2023. Os equipamentos têm como principais usuários os carroceiros, que podem descartar entulhos nos locais.
Desafio de mudança de hábito da população
Thiago Mafra, coordenador especial de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), relata que o maior desafio da gestão de resíduos sólidos de Fortaleza é mudar os hábitos da população.
“A coleta especial urbana, que é a coleta dos pontos de lixo nas ruas, é maior que a própria coleta domiciliar atualmente”, afirma. Conforme Thiago, 180 pontos de lixo irregular foram requalificados na Cidade. “A gente está tentando alcançar essa população que continua descartando o lixo de maneira errada”, diz. Na segunda-feira, 28, o prefeito José Sarto vai lançar o programa Mais Fortaleza, com projetos para incentivar o descarte correto dos resíduos.
Com a iniciativa, a Prefeitura pretende instalar 500 ilhas ecológicas, 350 lixeiras subterrâneas e 350 ecopontos, além de promover ações de limpeza urbana e projetos de reciclagem em escolas municipais.