Campanha sobre respeito a prioridades no transporte público chega aos terminais de Fortaleza

Ações sobres os deveres de passageiros, motoristas e colaboradores passarão a ser realizadas mensalmente nos terminais de Fortaleza

13:44 | Ago. 22, 2023

Por: Kleber Carvalho
Transporte público em Fortaleza (foto: Samuel Setubal)

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) deu início na manhã desta terça-feira, 22, a uma campanha para preservar os direitos de pessoas com prioridade nos coletivos. O movimento, intitulado “Respeito no Transporte”, levou agentes da empresa para conversar com usuários e trabalhadores do terminal do Papicu sobre práticas que podem tornar as viagens mais seguras e inclusivas.

Entre os direitos destacados estão as já conhecidas cadeiras amarelas, reservadas para o uso preferencial de idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e mobilidade reduzida. Para contribuir com o uso correto das vagas, agentes da Etufor também reforçaram a importância do respeito às filas prioritárias, que garantem a esses usuários o direito de subir primeiro nos ônibus em terminais e preencher os assentos que lhes são de direito.

Para o passageiro Geovane Bezerra, 23, a medida tenta evitar que outras pessoas, em descumprimento da lei, se utilizem das cadeiras e ignorem a presença de alguém com prioridade no local. “O idoso às vezes tem vergonha de pedir a cadeirinha. Ele fica só olhando, a pessoa [que está na cadeira] fica olhando para ele e não sai. Eu mesmo já cedi o local várias vezes quando chega uma pessoa grávida, por exemplo. Eles estão precisando sentar mais do que a gente”, conta o auxiliar de engenharia.

A ação não é um evento isolado, mas sim faz parte de uma série de mobilizações que serão realizadas mensalmente pela Etufor para conversar com usuários, funcionários dos terminais e motoristas. “Todas as datas foram escolhidas por ser uma data de alusão a um momento em especial. As próximas serão realizadas dia 21, dia da pessoa com deficiência, e 1° de outubro, voltada para o dia da pessoa idosa”, explica a assessora técnica da Etufor, Naudilene Galvão.

Campanha busca a inclusão de diferentes grupos

 

Apesar de ser lançada no dia da pessoa com deficiência intelectual múltipla, a campanha é em benefício de diversos grupos de prioridades. A tendência é que a escolha dos dias siga mensalmente esse modus, utilizando o dia de um recorte, para lembrar do todo.

“Por que se inicia hoje? Exatamente por representar um segmento da população que também é beneficiado pelas filas prioritárias e assentos preferenciais. As pessoas com deficiência intelectual, por exemplo, são a parte mais frágil desse segmento da população”, conta o ex-membro da divisão de acessibilidade e agora também assessor técnico da etufor, Flávio Arruda.

Um dos esforços necessários para o funcionamento adequado dos transportes coletivos é a garantia de um bom serviço à crescente população a partir de 60 anos. Segundo o Estudo “Enfoque Econômico (Nº 209)”, realizado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o número de pessoas idosas no Ceará deve ultrapassar o quantitativo de jovens abaixo dos 14 anos a partir de 2034.

A maior presença desse público nos ônibus também faz com que motoristas, passageiros e todos aqueles envolvidos no dia a dia dos terminais empenhem uma maior atenção para garantir o bom uso desses equipamentos.

“É um conjunto de parcerias que tem que existir, né? Tem que ter a parceria do próprio passageiro, respeitando essas filas preferenciais e exclusivas, tem a parcela do motorista que tem que aguardar o embarque e o desembarque de forma segura. Nós temos também os nossos colaboradores dos terminais, que também devem auxiliar nesse embarque para que seja feita uma fila com educação e respeito da forma que tem que ser”, pontua o gerente de operações da Etufor, Américo Pimentel.