Quatro dias após apagão, Fortaleza e RMF registram queda de energia
Queda de energia na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) acontece poucos dias após apagão em diversas regiões do BrasilBairros da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registraram queda de energia na madrugada deste sábado, 19, por volta das 4h30min da madrugada. Relatos confirmam apagão nos bairros Montese, Potira, Parquelândia, nas cidades de Aquiraz e Caucaia, além de outros.
Procurada pelo O POVO, a Enel esclareceu que, após um desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará, a companhia identificou um desligamento também em sua linha de transmissão de 68 KV, causando a interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes das regiões Metropolitana e Fortaleza na madrugada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Enel afirmou que o desligamento na rede da distribuidora trata-se de um procedimento normal de proteção do sistema elétrico que ocorre após alguma oscilação na rede. A empresa também declarou que restabeleceu a energia para todos os clientes de forma gradativa em pouco mais de uma hora, até 5h57, e trabalha em conjunto com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para apurar a dinâmica dos eventos.
Leia mais
Queda de energia em Fortaleza e RMF acontece quatro dias após apagão no Brasil
A queda de energia acontece poucos dias após um blackout em diversas partes e regiões do Brasil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a afirmar que a linha de transmissão que apresentou falhas na terça-feira, 15, no Ceará, pertence a Chesf.
A empresa, segundo ele, contatou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitindo o erro e confirmando que houve falha sistêmica.
Silveira afirmou que o problema se deu na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza. A ocorrência levou a um apagão que atingiu localidades em 25 Estados e no Distrito Federal.