Famílias começam fim de semana na Barra do Ceará com café e perto do mar

Após clima tenso de insegurança na semana passada, proprietários de cafeterias da Barra do Ceará celebram clientela na manhã deste sábado, 19, de clima ameno e registros de chuva

As cafeterias na orla da Barra do Ceará agitam a região próxima ao Marco Zero de Fortaleza. Diversas famílias visitaram os estabelecimentos neste sábado, 19, de clima ameno e registros de chuva. Para os proprietários, o movimento é boa notícia, principalmente após notarem queda na clientela devido aos conflitos entre facções, no fim da semana passada.

Algumas famílias vivenciaram o café à beira-mar pela primeira vez neste sábado. Foi o caso de Isabele Castro, 29, seu marido e filha. Eles foram ao Café de Praia atraídos pela curiosidade gerada em outras visitas à orla.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A assistente administrativa contou que não pode faltar uma xícara de café no cotidiano dela. Juntar isso com a possibilidade de “colocar o pé na água” ao lado da família é “perfeito”, disse ela.

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 19.08.2023: Cafés da Barra do Ceará. Café de Praia.
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 19.08.2023: Cafés da Barra do Ceará. Café de Praia. Crédito: FÁBIO LIMA

Apesar de não ser estreante no Café de Praia, Cátia Sales, 51, celebrou uma data marcante, o aniversário de sua filha, com delícias locais. “A tapioca daqui é muito boa. Ele [o marido] gosta de capuchino. Ela [a filha] gosta do misto quente”, disse a microempreendedora, que mora na Barra desde os 15 anos.

A artista de dança Manuela Gomes, 26, também foi comemorar aniversário, mas no Marco Zero Café. Sua mãe completou 50 anos de vida e o ambiente onde celebravam não podia ser melhor para Manuela, que mora nas proximidades e tem muitas memórias no Vila do Mar.

Segundo a artista, o ponto alto das cafeterias da Barra é a sensação de “estar perto do mar, [porque] traz esse lance familiar. É o marco, literalmente”. A experiência deste sábado foi incrementada por uma apresentação de violino, exclusiva para aniversariantes e conduzida por uma das proprietárias da cafeteria, a musicista Elenilde Gomes.

REPORTAGEM ESPECIAL | "Meu quintal é o mar": da Barra do Ceará à Sabiaguaba, um mergulho na orla que reflete Fortaleza

Elenilde divide a tarefa de tocar o Marco Zero Café com a irmã. Ela explicou que a cafeteria começou quando ficou desempregada e a irmã se graduou em Gastronomia. O estabelecimento hoje funciona onde as irmãs moram. A musicista demonstrou orgulho de viver e trabalhar na Barra do Ceará.

“Você desce ali para tomar banho no rio [Ceará] e é uma delícia, vê que o pôr do Sol daqui é lindo”, elogiou. “O povo cearense, o fortalezense, tá perdendo isso aqui. Você vai ali na Beira Mar e está lotado. Se desloca daqui para lá, enquanto tem tudo aqui. Ótimos restaurantes, barracas e cafeterias”.

Cafeterias da Barra do Ceará: questões de insegurança

Isabele Castro morava na Caucaia antes de mudar para a Capital. Ela disse que já ouviu a Barra do Ceará ser taxada de perigosa, o que lhe causava receio, principalmente por ter uma filha. Isabele levou o marido, Adailton, 27, para conhecer a região e percebeu que “a realidade é outra”.

“Todo mundo fala que é perigoso, mas todo canto é perigoso. Conhecendo o ambiente, estamos vendo que não é isso. É calmo, é familiar. As pessoas têm que frequentar para ver se realmente é aquilo [que dizem]”, disse.

"Barra não é só insegurança e violência. Tem tudo de bom, pelo amor de Deus! Tem segurança, é policiamento em todo canto. Aqui é muito bom. Barra do Ceará é tudo!"

Cátia Sales, microempreendedora

Para Elenilde Gomes, co-proprietária do Marco Zero Café, é preciso conhecer as divisões dos bairros. “Focam muito em Barra do Ceará. Isso prejudica nossa clientela. Só que as coisas acontecem mais para baixo [à leste da orla, no Grande Pirambu]. A briga é para lá, aqui é polícia o tempo todo”, relatou.

Por isso, contou Elenilde, a movimentação na cafeteria e na orla da Barra diminuiu na semana passada, durante e depois da briga de facções no Pirambu e no Carlito Pamplona. O mesmo foi relatado por Francisco de Assis, coproprietário do Café de Praia.

O empreendedor destacou que o patrulhamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na região a mantém “segura”. “A Barra do Ceará está muito tranquila. Tem mudado esse nosso território, hoje é uma Beira Mar. E temos o melhor pôr do Sol, eu diria, do Brasil”, disse ele.

O Café de Praia existe desde 2016 e foi a primeiro cafeteria fundada na região, segundo Francisco de Assis. Desde o afrouxamento das medidas de segurança contra a Covid-19, o estabelecimento registra filas de espera, o que faz Francisco celebrar a presença da concorrência, já que as outras cafeterias ajudam a atender à demanda e manter a Barra em movimento.

Cafeterias da Barra do Ceará: veja endereços

  • Café de Praia

R. José Roberto Sales, 420 - Barra do Ceará

Aberto diariamente, de 7 às 20 horas

  • Marco Zero Café

R. Dr. José Roberto Sales, 700 - Barra do Ceará

Aberto diariamente, de 8 às 22 horas

FICA A DICA | 5 cafeterias para você conhecer e se deliciar em Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

barra do ceara cafeteria marco zero orla de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar