Falta de energia em Fortaleza foi causada por raio e não teve relação com apagão, dizem Enel e ONS

Durante as chuvas nesta madrugada, carga atmosférica atingiu um dos circuitos de alimentação de energia da distribuidora ONS. Falta de energia durou pouco menos de uma hora e meia, mas, para 70% dos clientes, a luz voltou em três minutos

18:15 | Ago. 19, 2023

Por: Iully Fernandes
O OPERADOR Nacional do Sistema Elétrico descartou a relação da queda de energia Fortaleza com o último apagão (foto: AFP )

Poucos dias após o blackout em diversas regiões do país, Fortaleza e Região Metropolitana voltam a presenciar queda de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) negou qualquer relação com o apagão que atingiu todas as regiões do Brasil, no último dia 15, ocasionado por uma falha registrada no Ceará. A Enel Distribuição Ceará informou que a falha ocorreu em função de um raio.

Concessionária de energia do Estado, a Enel informou que realizou inspeção na tarde deste sábado, 19, na subestação Pici, em Fortaleza, e identificou que uma descarga atmosférica atingiu um para-raios no setor de 69kV da distribuidora, na madrugada de sábado. Chovia no momento. O raio teria causado defeito numa chave seccionadora — espécie de interruptor. A subestação Pici é compartilhada entre Enel e Chesf.

Volta da energia

A descarga interrompeu o fornecimento de energia para Fortaleza e Região Metropolitana durante pouco menos de uma hora e meia. O serviço foi restabelecido gradualmente até as 5h57min. A concessionária acrescentou que, para 70% dos clientes, a energia voltou em até três minutos.

Sem relação com apagão

Responsável pelo monitoramento e controle do Sistema Interligado Nacional (SIN), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o desligamento de parte da Subestação Pici II ocorreu às 4h28min. Conforme a ONS, a parte desligada é de propriedade da Enel, no setor de distribuição.

A carga operada é de 198 megawatts (MW). Em três minutos, às 4h31min, 147 MW tinham sido restabelecidos. Conforme informou também a Enel e confirmou a ONS, o retorno total ocorreu às 5h57min.

"Importante esclarecer que esta interrupção, na fronteira do sistema de distribuição com o sistema de operação, não tem qualquer relação com a ocorrência registrada no SIN no dia 15 de agosto", acrescentou a ONS.