Quase 100 semáforos de Fortaleza apresentam problema após apagão; 62 foram reparados

37 semáforos ainda apresentam instabilidade. Técnicos da AMC trabalham para consertar falhas

15:43 | Ago. 15, 2023

Por: Alexia Vieira
Cruzamento entre as avenidas Aguanambi e Domingos Olímpio (foto: Fábio Lima/ O POVO em 2016)

Com o apagão nacional registrado na manhã desta terça-feira, 15, pelo menos 99 semáforos de Fortaleza registraram algum problema. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 62 sinais de trânsito já receberam reparos e voltaram a funcionar até as 15h20min.

Técnicos estão em campo para restabelecer o funcionamento de 37 semáforos que ainda apresentam instabilidade. Segundo o órgão, agentes e operadores de tráfego são enviados para os trechos com maior circulação para auxiliar condutores.

Questionada sobre as vias e regiões da Capital mais afetadas, a Autarquia não informou quais são as áreas.

A AMC informa ainda que, nesses casos, os motoristas devem seguir a regra geral de circulação prevista no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a preferência de passagem é do veículo que vem pela direita em ruas que se cruzem sem sinalização.

Apagão também afetou metrô

Procurado pelo O POVO, o Metrofor informou que a linha Sul do metrô de Fortaleza teve o serviço afetado pela falta de energia.

O VLT de Sobral, por sua vez, foi suspenso por motivos de segurança: os trens tinham energia para funcionar, mas os computadores da central de controle ficaram inoperantes durante o apagão. O serviço foi restabelecido por volta das 12h.

Enel afirma que distribuição de energia foi normalizada no Ceará

Por volta das 12h14, a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, afirmou que o fornecimento foi normalizado. Apesar disso, alguns moradores ainda relatam oscilações ou falta de energia nesta tarde.

O apagão afetou 18 estados brasileiros. Ainda não foram divulgadas possíveis causas para o problema.