Comunidade recebe novo complexo esportivo e de lazer no Jangurussu

Obra era aguardada e faz parte de um pacote de investimentos que prevê a urbanização no entorno de campinhos em bairros carentes de Fortaleza

Moradores do entorno do conjunto habitacional Maria Tomásia, no Jangurussu, receberam, neste sábado, 12, uma manhã de diversão e esportes para a criançada que marcou a inauguração do novo equipamento do bairro: o Complexo Esportivo e de Lazer Raimundo Nonato de Jesus Cavalcante (Careca).

A ação do projeto “Vem Brincar, Fortaleza”, que foi a primeira no bairro, teve programação especial voltada para o público infantil durante a entrega da obra pela Prefeitura, com pintura facial, contação de histórias, minicircuito de trânsito, leitura ambiental e vacinação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O equipamento é composto pela nova praça Maria Tomásia, por uma areninha e por uma Escola Areninha
O equipamento é composto pela nova praça Maria Tomásia, por uma areninha e por uma Escola Areninha Crédito: Reprodução/Instagram

Além da praça Maria Tomásia, que passou por requalificação e recebeu a instalação de uma areninha, integra a nova área uma Escola Areninha Além da rede pública de ensino, a Escola realiza parcerias com cursos sociais, instituições, associações de bairro, para que mais crianças possam ser atendidas. Para os alunos beneficiados com o projeto, a Secretaria Municipal da Educação (SME) oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico. , novidade instalada no local para aprendizagem no contraturno escolar que deve beneficiar cerca de 320 alunos da rede municipal com reforço e ensino em tempo integral.

“Uma cidade que é boa para a criança é boa para a família”, disse o prefeito José Sarto (PDT). “Nós estamos preparando a Cidade para ser receptiva e acolhedora para as crianças". Sarto destaca o investimento de R$ 3 milhões no equipamento. "(...) Futebol, parque infantil, academia ao ar livre, e o residencial Maria Tomásia. Todo seu entorno está sendo requalificado".

De acordo com o gestor municipal, as brincadeiras fazem parte de um processo “importante e fundamental para o desenvolvimento das crianças”.

“A gente quer que a criança viva bem, brinque, seja feliz hoje. Ela precisa ter relações com o bairro, com a comunidade, com a família. A criança deve estudar mas também deve brincar”, afirmou.

“Essa escola está com um padrão fantástico e faz parte do conjunto de doze intervenções que o Governo do Estado faria, mas que não iria fazer a requalificação do entorno, então chamamos para nossa responsabilidade e nós vamos fazer”, continuou o prefeito.

As obras fazem parte de um pacote de investimentos de cerca de R$ 15 milhões que prevê a urbanização no entorno de campinhos localizados em bairros carentes da Capital.

Os espaços, que atualmente encontram-se degradados, conforme o prefeito, terão seu entorno urbanizado para proporcionar conforto, segurança e acessibilidade, a fim de transformá-los em novas praças e áreas de lazer.

“A ideia é ativar esses espaços para que as famílias possam compreender que todos esses lugares públicos são áreas de utilização da comunidade, e as crianças têm muito potencial para fazer esse convencimento”, ratifica a secretária Angélica Leal, da Coordenadoria Especial da Primeira Infância.

Para Leal, essa também é uma estratégia para “desemparedar as crianças e mantê-las longe do contato excessivo com telas. Para que estejam mais ao ar livre, em contato com a natureza, estimulem a criatividade, a imaginação, o uso dos elementos”.

Na avaliação da secretária, a iniciativa é um meio de “transformar o local, que é uma área vulnerável, num lugar mais tranquilo para que as pessoas possam viver em paz”.

O comprador de supermercado Junior Fernandes aproveitou a inauguração do espaço para fazer um passeio com o filho Henrico, de 4 anos
O comprador de supermercado Junior Fernandes aproveitou a inauguração do espaço para fazer um passeio com o filho Henrico, de 4 anos Crédito: Karyne Lane/O POVO

A estrutura era aguardada por muitas famílias da comunidade, como a do comprador de supermercado Junior Fernandes.

Na véspera do Dia dos Pais, ele levou o filho Henrico, de 4 anos, para conhecerem a nova área juntos.

“Faz tempo que a gente espera por essa obra, era um projeto bastante aguardado pela questão de aprendizagem, tirar mais as crianças da rua e voltar mais pro esporte e para o lazer”, comenta.

Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), destacou que o trabalho tem impacto na transformação da vida das pessoas que moram nesse ponto da cidade.

“É isso que faz a diferença, são obras como essa em que a gente tem educação, saúde, emprego e renda, esporte, lazer, tudo isso junto. Estamos juntos para trabalhar por quem mais precisa, serão muitas inaugurações como essa nos próximos meses e no próximo ano”, projetou.

Opinião compartilhada pelo também secretário Ozires Pontes, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer: “Todas essas obras transformam a vida das pessoas, não só com infraestrutura mas também com um caráter social. A gestão é composta por uma das melhores equipes do Brasil, então a gente consegue trabalhar e realizar”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jangurussu complexo esportivo conjunto habitacional maria tomasia Complexo Esportivo e de Lazer Raimundo Nonato de Jesus Cavalcante (Careca) prefeito jose sarto pdt inauguracao jangurussu secretario ozires pontes secretario samuel dias secretaria angelica leal desenvolvimento infantil fortaleza educacao fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar