Comunidade recebe novo complexo esportivo e de lazer no Jangurussu

Obra era aguardada e faz parte de um pacote de investimentos que prevê a urbanização no entorno de campinhos em bairros carentes de Fortaleza

17:21 | Ago. 12, 2023

Por: Karyne Lane
O novo Complexo Esportivo e de Lazer Raimundo Nonato de Jesus Cavalcante (Careca) está localizado na comunidade Maria Tomásia (foto: Reprodução/Instagram)

Moradores do entorno do conjunto habitacional Maria Tomásia, no Jangurussu, receberam, neste sábado, 12, uma manhã de diversão e esportes para a criançada que marcou a inauguração do novo equipamento do bairro: o Complexo Esportivo e de Lazer Raimundo Nonato de Jesus Cavalcante (Careca).

A ação do projeto “Vem Brincar, Fortaleza”, que foi a primeira no bairro, teve programação especial voltada para o público infantil durante a entrega da obra pela Prefeitura, com pintura facial, contação de histórias, minicircuito de trânsito, leitura ambiental e vacinação.

Além da praça Maria Tomásia, que passou por requalificação e recebeu a instalação de uma areninha, integra a nova área uma , novidade instalada no local para aprendizagem no contraturno escolar que deve beneficiar cerca de 320 alunos da rede municipal com reforço e ensino em tempo integral.

“Uma cidade que é boa para a criança é boa para a família”, disse o prefeito José Sarto (PDT). “Nós estamos preparando a Cidade para ser receptiva e acolhedora para as crianças". Sarto destaca o investimento de R$ 3 milhões no equipamento. "(...) Futebol, parque infantil, academia ao ar livre, e o residencial Maria Tomásia. Todo seu entorno está sendo requalificado".

De acordo com o gestor municipal, as brincadeiras fazem parte de um processo “importante e fundamental para o desenvolvimento das crianças”.

“A gente quer que a criança viva bem, brinque, seja feliz hoje. Ela precisa ter relações com o bairro, com a comunidade, com a família. A criança deve estudar mas também deve brincar”, afirmou.

“Essa escola está com um padrão fantástico e faz parte do conjunto de doze intervenções que o Governo do Estado faria, mas que não iria fazer a requalificação do entorno, então chamamos para nossa responsabilidade e nós vamos fazer”, continuou o prefeito.

As obras fazem parte de um pacote de investimentos de cerca de R$ 15 milhões que prevê a urbanização no entorno de campinhos localizados em bairros carentes da Capital.

Os espaços, que atualmente encontram-se degradados, conforme o prefeito, terão seu entorno urbanizado para proporcionar conforto, segurança e acessibilidade, a fim de transformá-los em novas praças e áreas de lazer.

“A ideia é ativar esses espaços para que as famílias possam compreender que todos esses lugares públicos são áreas de utilização da comunidade, e as crianças têm muito potencial para fazer esse convencimento”, ratifica a secretária Angélica Leal, da Coordenadoria Especial da Primeira Infância.

Para Leal, essa também é uma estratégia para “desemparedar as crianças e mantê-las longe do contato excessivo com telas. Para que estejam mais ao ar livre, em contato com a natureza, estimulem a criatividade, a imaginação, o uso dos elementos”.

Na avaliação da secretária, a iniciativa é um meio de “transformar o local, que é uma área vulnerável, num lugar mais tranquilo para que as pessoas possam viver em paz”.

A estrutura era aguardada por muitas famílias da comunidade, como a do comprador de supermercado Junior Fernandes.

Na véspera do Dia dos Pais, ele levou o filho Henrico, de 4 anos, para conhecerem a nova área juntos.

“Faz tempo que a gente espera por essa obra, era um projeto bastante aguardado pela questão de aprendizagem, tirar mais as crianças da rua e voltar mais pro esporte e para o lazer”, comenta.

Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), destacou que o trabalho tem impacto na transformação da vida das pessoas que moram nesse ponto da cidade.

“É isso que faz a diferença, são obras como essa em que a gente tem educação, saúde, emprego e renda, esporte, lazer, tudo isso junto. Estamos juntos para trabalhar por quem mais precisa, serão muitas inaugurações como essa nos próximos meses e no próximo ano”, projetou.

Opinião compartilhada pelo também secretário Ozires Pontes, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer: “Todas essas obras transformam a vida das pessoas, não só com infraestrutura mas também com um caráter social. A gestão é composta por uma das melhores equipes do Brasil, então a gente consegue trabalhar e realizar”.