Seminário reúne representantes de municípios do Ceará para discutir primeira infância
Evento também contou com palestra sobre parentalidade positiva
18:39 | Ago. 11, 2023
Representantes dos municípios do interior do Ceará se reuniram no Centro de Eventos, em Fortaleza, para o Seminário da Primeira Infância nesta sexta-feira, 11. Trocar ideias e avaliações sobre as políticas voltadas para crianças até seis anos foi um dos principais intuitos do evento.
Para Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social, o momento é fundamental para que o Estado se aproxime dos municípios e alinhe articulações de políticas para esse público.
Leia mais
Secretários de assistência social, representantes dos Comitês Municipais Intersetoriais da Primeira Infância, entidades que fazem parte do Programa Mais Nutrição e agentes sociais estiveram presentes para assistir ao seminário.
Tamara Machado Bezerra, secretária de assistência social de Piquet Carneiro, foi uma das representantes municipais que compareceu ao momento. "A gente sabe a importância que tem nos juntarmos ao Estado, do Estado escutar os municípios, porque realmente é nos municípios que acontecem as políticas públicas", afirma.
A secretária conta que 200 famílias de Piquet Carneiro são beneficiadas pelo cartão Mais Infância, política de transferência de renda do Estado para famílias com crianças de até seis anos. No município, sete visitadores são responsáveis por monitorar os participantes.
"Essas visitas acontecem diariamente na residência das famílias, auxiliando, levando informações, vendo como essas crianças estão", conta.
O seminário, que celebra o Mês da Primeira Infância, também teve palestra da professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado, sobre os efeitos da parentalidade positiva na prevenção da violência.
Além disso, o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI) recebeu novos integrantes. Com a reforma administrativa que criou novas secretarias, mais representantes foram adicionados ao comitê.
Mártir Silva, secretária executiva da Igualdade Racial, foi uma das integrantes que tomou posse nesta sexta-feira, 11. “O combate ao racismo e a promoção de direitos raciais faz-se necessariamente nessa transversalidade, nesse diálogo, principalmente concentrando nossa atenção para a infância”, afirma. Para ela, as crianças são “sujeitos fundamentais, tanto para o combate ao racismo quanto para a promoção da igualdade racial”.
No período da tarde, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, discorreu sobre o Programa Ceará sem Fome e a Política Estadual de Segurança Alimentar. Um painel sobre governança colaborativa finaliza o evento.