Suspeitos presos no Carlito Pamplona foram autuados por atirar contra PMs

Com Jarmeson Bruno Alves e Wesley Brito Ferreira, PM apreendeu um revólver munições

16:55 | Ago. 10, 2023

Por: Lucas Barbosa
Moradores registraram movimentação policial durante tiroteio ocorrido na tarde desta quarta-feira, 9, no bairro Carlito Pamplona (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Os dois homens presos em flagrante nessa quarta-feira, 9, no residencial Dom Hélder Câmara, localizado no bairro Carlito Pamplona, foram autuados por atirarem contra policiais militares. Conforme a decisão da audiência de custódia a que foram submetidos, Jarmeson Bruno Alves e Wesley Brito Ferreira foram autuados pela tentativa de homicídio de três PMs.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a dupla ainda é investigada pelo homicídio de um homem ainda não identificado formalmente, que também ocorreu na tarde de ontem no Carlito Pamplona.

Conforme a decisão judicial, os suspeitos foram presos na rua Rua Dom Hélio Campos. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, 16 munições calibre 9mm, 22 munições calibre .380 e cinco munições calibre .38, sendo quatro intactas e uma deflagrada.

A defesa dos suspeitos chegou a afirmar que a prisão foi ilegal, pois os policiais teriam invadido a camisa de Jarmeson sem autorização policial. A juíza Adriana da Cruz Dantas, entretanto, entendeu que o ingresso foi lícito, pois os agentes de segurança flagraram a dupla e outras pessoas ainda não identificadas entrando no local depois de terem efetuado disparos contra a composição.

Jarmeson e Wesley tiveram a prisão preventiva decretada na audiência de custódia. A magistrada justificou a decisão afirmando que o crime, ocorrido “em via pública e em plena luz do dia”, havia colocado “em efetivo risco não só a vida e a integridade física dos agentes da segurança pública como também das demais pessoas que transitavam nas imediações do palco delitivo, indicativos da audácia e do desajuste comportamental dos custodiados”.

Entenda conflito entre facções no Grande Pirambu

A região que engloba os bairros Carlito Pamplona e Pirambu tem vivido dias de tensão por causa da disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Massa Carcerária. Como O POVO mostrou nessa quarta-feira, 9, do sábado, 5, à quarta-feira, 9, três homicídios foram registrados no Carlito Pamplona.

Diversas ocorrências de tiroteio também foram registradas no período. Na manhã desta quinta-feira, 10, pelo menos, três carros foram incendiados no Pirambu por criminosos. Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de envolvimento nos atos.

Em publicação nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que o policiamento foi reforçado na região. Um efetivo de 170 policiais, entre civis e militares, atua na área.

Saiba mais sobre o caso

+ Em cinco dias, três homicídios são registrados em bairro de Fortaleza

+ Fogo em veículos e mortes: briga entre facções afeta bairros de Fortaleza

+ Aulas em escolas no Carlito Pamplona são suspensas devido a brigas de facções

+ Briga de facções em Fortaleza: "Estou há dois dias sem trabalhar, não posso passar pelo caminho da guerra"