Sarto promete passagens gratuitas para estudantes de Fortaleza ainda em 2023
Estudantes das escolas públicas municipais, estaduais, de colégios privados e de universidades terão acesso a duas viagens grátis por dia na Capital. Anúncio foi feito pelas redes sociais
12:01 | Ago. 10, 2023
O prefeito José Sarto (PDT) afirmou que a Prefeitura de Fortaleza vai garantir duas passagens de ônibus gratuitas por dia útil para estudantes. A proposta ainda deve ser votada na Câmara de Vereadores da Capital. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 10, pelas redes sociais do prefeito.
De acordo com Sarto, o benefício será estendido a estudantes da rede pública municipal e estadual, aos alunos dos colégios privados e aos universitários, ou seja, todos que têm direito a carteirinha estudantil. A gratuidade será concedida para que o aluno vá e volte do local de estudo sem pagar pelo transporte público.
Leia mais
"Queremos conceder o benefício ainda este ano", afirma o prefeito. "Chegamos a uma proposta concreta, bastante realista e, acredito, muito positiva para todos". Segundo ele, 340 mil carteirinhas serão emitidas em 2023. Pelo projeto, todos os estudantes que têm o documento ganharão as duas passagens. Os estudos da proposta estão sendo finalizados.
A tarifa estudantil em Fortaleza custa R$ 1,50 e a inteira R$ 4,50. Em janeiro, a Prefeitura criou um grupo de trabalho para avaliar e monitorar o transporte público da Capital. Sarto também assinou um decreto nesta quinta-feira, 10, que prorroga as atividades do grupo por mais 180 dias.
Luta histórica do movimento estudantil
Para Gabriel Nepomuceno, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e diretor de escolas públicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a nova política é uma conquista do movimento estudantil.
“Essa é uma pauta histórica do movimento estudantil”, diz. No entanto, o estudante questiona o fato de nenhum grupo protagonizado por eles ter sido chamado para compor o grupo de trabalho.
O grupo de trabalho é coordenado por representante da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e é formado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Governo (Segov) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Apesar de analisar positivamente a gratuidade oferecida, ele vê a necessidade de mais esclarecimentos sobre o assunto. Por exemplo, Gabriel questiona se a passagem integral vai aumentar. “No começo do ano, a passagem do estudante reduziu, mas a integral aumentou. Não acho justo aumentar a tarifa para a população em geral para justificar a gratuidade estudantil”, diz.
Gabriel também questiona se os estudantes continuarão tendo a possibilidade de fazer integração com a passagem gratuita, se o direito à meia tarifa permanece ativo depois de usar os passes e se será emitida uma carteira diferente para utilizar o benefício ou se o mesmo documento usado pelos estudantes será válido para isso.
O que diz a Etufor
A Etufor foi questionada sobre esses pontos e respondeu que os estudantes continuarão tendo o direito à tarifa estudantil após utilizarem as duas passagens gratuitas em dia útil. Além disso, a empresa garante que a integração temporal no transporte público da Capital permanecerá sem alteração, tendo em vista que o benefícios são previstos na Lei.
"Ainda, o documento a ser utilizado pelo estudante para garantir a gratuidade anunciada será a carteira estudantil. O detalhamento do novo benefício será feito por meio de Legislação a ser aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza ainda este ano", conclui.
Atualizada às 22h45min