Conflito entre facções no Grande Pirambu: 11 pessoas são capturadas

Nove armas de fogo foram apreendidas, incluindo um fuzil, além de uma granada

19:31 | Ago. 10, 2023

Por: Lucas Barbosa
Fuzil foi exibido por criminoso em redes sociais no Pirambu (foto: Reprodução/Redes Sociais)

As ações de combate ao conflito entre facções criminosas registrado nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu levaram à captura de 11 pessoas nesta quinta-feira, 10. Além disso, nove armas de fogo foram apreendidas, inclusive, um fuzil (que foi exibido em redes sociais), além de uma granada. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com a SSPDS, ainda pela manhã, dois adolescentes de 14 e 17 anos foram apreendidos suspeitos de incendiar um veículo no bairro Carlito Pamplona. Um outro adolescente foi levado a uma unidade de saúde com queimaduras e está sob escolta policial. A dupla foi apreendida no bairro Pirambu. Um procedimento análogo ao crime contra a incolumidade pública por causar incêndio foi lavrado.

Também no bairro Carlito Pamplona, três adolescentes e dois adultos foram capturados pela Polícia Militar portando três pistolas, carregadores e diversas munições. Os maiores de idade não tiveram os nomes divulgados pela SSPDS.

No Pirambu, um homem identificado como Paulo Anderson Vieira da Silveira, de 26 anos, foi preso pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em posse de cerca de um quilo de maconha, 45 munições calibre 380, uma pistola, além de 105 gramas de cocaína e 80 gramas de crack. Ele foi autuado pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Já na Barra do Ceará, Lindeson Nunes da Silva, de 33 anos, foi preso em posse de drogas por equipes do 33º Distrito Policial (33º DP). Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e integrar organização criminosa.

Por fim, Edequias Gonçalves de Oliveira, de 34 anos, foi preso por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) suspeito de envolvimento em homicídios na Área Integrada de Segurança (AIS) 8, onde estão localizados os bairros Barra do Ceará, Vila Velha e Pirambu.

Entre os crimes dos quais ele é suspeito está um homicídio ocorrido 27 de agosto de 2022 na rua Rita das Goiabeiras, localizada na Barra do Ceará. Na ocasião, Elias Quirino da Costa foi morto e o pai dele, ferido.

Conforme investigação, os dois estavam em uma barraca de praia quando foram abordados por uma dupla, que perguntou de onde eles eram.

Em seguida, eles passaram a averiguar o celular de Elias para saber se ele pertencia a alguma facção. As vítimas foram conduzidas até o local do crime e Elias foi morto.

Os criminosos, integrantes da facção Comando Vermelho (CV), acreditavam que ele era membro da Guardiões do Estado (GDE). O pai de Elias entrou em luta corporal com os executores e conseguiu fugir. Ele ainda foi alvo de disparos, mas a arma falhou.

170 policiais atuam na região do Grande Pirambu

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que 170 policiais civis e militares foram destacados para reforçar o policiamento no Carlito Pamplona e no Pirambu. "Todas as nossas forças estão empenhadas e trabalhando de forma integrada com as nossas inteligências, bem como a Ciopaer, com o uso de aeronaves", declarou o titular da SSPDS Samuel Elânio.

"Nós não vamos recuar enquanto não realizamos todas as prisões e as apreensões dos responsáveis e acabar com qualquer sensação de insegurança que suspeitos venham tentar praticar no Ceará, especificamente, em Fortaleza".

As ações ocorrem após três carros de fogo terem sido incendiados no Pirambu na manhã desta quinta-feira, 10. Antes disso, três homicídios foram registrados no bairro Carlito Pamplona em cinco dias, sendo o mais recente ocorrido nessa quarta-feira, 9.

O conflito é motivado pela disputa entre as facções Comando Vermelho e Massa Carcerária. O POVO apurou que integrantes do CV decidiram deixar a facção e tornar-se "neutros", motivando o confronto, já que os antigos aliados não querem permitir que os rivais se apoderem do território onde atuavam.

Confira a série "Guerra Sem Fim" no OP+