AMC usa câmeras dentro de viatura para monitorar tráfego e uso da Zona Azul; veja vídeo

Caso foi registrado por um condutor na última sexta-feira, 4, na avenida Monsenhor Tabosa, na Praia de Iracema, e gerou dúvidas sobre o uso dos equipamentos

Um vídeo publicado nas redes sociais registrou uma viatura da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) com câmeras instaladas no interior do veículo.

O caso foi registrado por um condutor na última sexta-feira, 4, na avenida Monsenhor Tabosa, na Praia de Iracema, e gerou dúvidas sobre o uso dos equipamentos. Órgão disse, em nota, que tecnologia é para monitorar o tráfego e o uso da Zona Azul.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nas imagens, é possível verificar que há duas câmeras instaladas na parte do banco traseiro do veículo, ambas direcionadas para as janelas das portas traseiras do carro.

“Olha as câmeras do banco de trás do carro. Como é que pode, rapaz? Escondidas! No fume, que não pode, e não tem giroflex”, contesta o motorista de aplicativo Lucas Pinheiro, 29, responsável pelo vídeo.

O motorista também chegou a questionar sobre o homem que conduzia o veículo do órgão de fiscalização de Fortaleza, visto que ele não estava identificado como um agente do órgão.

No vídeo, o homem que conduzia o carro estava sem o traje da Autarquia Municipal de Trânsito. “O motorista da viatura com roupa normal”, disse o motorista.

Sobre o uso das tecnologias pelo órgão, Lucas comentou, em entrevista ao O POVO, que não tinha conhecimento dessa forma de monitoramento em Fortaleza. O motorista também informou que, na viatura da AMC, não notou nenhuma informação sobre essa fiscalização eletrônica.

Em nota, ao O POVO, nesta quarta-feira, 9, a AMC informou o equipamento utilizado nas imagens tinha a função de monitorar o tráfego e o uso da Zona Azul. "As informações obtidas são utilizadas para orientar políticas públicas de mobilidade urbana na Capital", disse.

Ainda segundo o órgão, a fiscalização do sistema de estacionamento rotativo é realizada somente pelos agentes de forma presencial ou por meio do videomonitoramento, "estando devidamente respaldada pela legislação de trânsito".

Câmeras já foram vistas antes

Essa não é a primeira vez que uma viatura da AMC foi flagrada com câmeras no interior dos veículos. Em 2019, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando um carro do órgão com os equipamentos.

Na época, a Prefeitura de Fortaleza informou que a tecnologia estava em fase de estudos e não gerava multas para os motoristas.

O texto do período também informava que os equipamentos pretendiam serem usados, no futuro, para auxiliar na segurança do Estado, por meio da identificação de veículos em crimes, como também na recuperação de veículos roubados ou furtados.

Além disso, a gestão municipal disse, na época, que a tecnologia também buscava "garantir que as vagas da Zona Azul tenham uma utilização mais adequada, responsável e democrática".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cameras amc fortaleza cameras fiscalização amc amc fortaleza cameras dentro viatura fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar