Prefeitura de Fortaleza inaugura Caps Infantil no bairro Granja Portugal

O Caps Infantil do bairro Granja Portugal está localizado na rua Antônio Nery, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

16:38 | Ago. 07, 2023

Por: Lara Vieira
 Capsi foi inaugurado ontem no bairro Granja Portugal (foto: FÁBIO LIMA)

Uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 7, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. O equipamento acolhe crianças e adolescentes de até 17 anos, 11 meses e 29 dias que apresentam, prioritariamente, transtornos mentais graves e persistentes. Este é o terceiro equipamento dedicado a esse público na Capital.

O novo Caps Infantil do bairro Granja Portugal está localizado na rua Antônio Nery, vizinho ao Caps AD. O equipamento é aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e oferece acolhimento, atendimento clínico e psiquiátrico, anamnese, práticas integrativas, atendimentos coletivos com grupos de arte, música, família, redução de danos, terapêuticos, educação e saúde, imagem e cidadania, tabagismo, entre outros.

"A saúde mental, como um todo, precisa cada vez mais ser ampliada para que as pessoas possam ter mais acesso. Essa entrega vai dar cobertura a uma grande quantidade de pessoas, numa região muito carente desse tipo de atendimento", comentou o secretário de Saúde Galeno Taumaturgo, durante a cerimônia de inauguração realizada no Caps Infantil e Juvenil.

Na ocasião, o prefeito José Sarto anunciou que o equipamento irá atender pacientes moradores das regionais IV e V. “Conforme compromisso nosso, nós estamos ampliando nossa Rede de Atenção Psicossocial, com 59 profissionais. São 25 da área de saúde e 34 da área de apoio. Teremos aqui seis psiquiatras, um pediatra, quatro psicólogos, quatro enfermeiras, quatro terapeutas opcionais, dois assistentes sociais e dois técnicos de enfermagem”, detalhou o gestor.

Segundo o secretário Galeno Taumaturgo, a partir desta segunda-feira, 7, o Caps Infantil da Granja Portugal já estará em atividade. Serão aceitos tanto pacientes que já recebem assistência no serviço de Saúde municipal, quanto novos pacientes direcionados por Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Importância para quem precisa de tratamento

A dona de casa Marta Souza, 41, é mãe da Maria Isabela, de 11 anos. Moradora da Granja Portugal, ela conta que até o momento sua filha, que foi diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), não passa por tratamento em nenhum Caps da Capital. "A gente faz só terapia com ela, com a psicóloga. A gente não conseguiu vaga no Caps, por conta que a demanda era muito grande, a gente conseguiu passar apenas por uma triagem, mas não tinha vaga mais", relata.

Segundo ela, a nova instalação representa a esperança de um atendimento qualificado para sua filha. "Nós que somos mãe de autista temos essa dificuldade, principalmente para conseguir as terapias gratuitas, e quando conseguimos encontrar é, geralmente, em lugares muito distantes da onde a gente mora. Falaram que aqui vai ter psiquiatras, terapeutas, então vai facilitar muito pra gente e pra quem precisa ter esse acompanhamento para conseguir se desenvolver", comenta a moradora.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o novo equipamento segue as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde. Com uma área de 1.153,28 m² e um investimento de R$ 916.266,97, o espaço conta com estrutura com acessibilidade, sala de acolhimento, sete salas de atendimentos individuais, salas de atendimento coletivo e de convivência, sala de observação/medicação, farmácia, sala de reuniões, cozinha, refeitório, brinquedoteca, teatro, entre outros.

Medicamentos para saúde mental no App Mais Saúde

Ainda durante a cerimônia de inauguração do Caps Infantil da Granja Portugal, também foi divulgado o lançamento de uma nova função no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A novidade é a liberação do acesso de 37 medicamentos para saúde mental, com os locais e a quantidade disponível dos remédios. “Nós temos disponibilizados no Mais Saúde 54 dos 137 medicamentos que compõem a Farmácia Básica do município de Fortaleza. A gente tá priorizando os medicamentos de uso contínuo, os medicamentos que são para atenção à saúde mental e que são de combate à hipertensão e diabetes. Posteriormente, a gente vai universalizar toda a nossa farmácia”, detalhou José Sarto.

No aplicativo, é possível conferir os medicamentos disponíveis nos postos para a população. O objetivo é auxiliar os pacientes que fazem tratamento a localizarem seu medicamento de forma ágil.

Entre as principais funcionalidades, também estão a verificação e confirmação de consultas agendadas e o histórico dos atendimentos, além da atualização das vacinas aplicadas e pendentes.