Astrônoma mirim Nicolinha recebe prêmio internacional de crianças prodígio
Alagoana radicada no Ceará, Nicole Oliveira tem 10 anos e sonha em ser engenheira espacial
18:55 | Ago. 06, 2023
A astrônoma mirim Nicole Oliveira, 10, conhecida como Nicolinha, recebeu o prêmio International Star Kids Awards, plataforma global que celebra e homenageia “talentos excepcionais” de crianças pelo mundo, na categoria Astronomia Mundial.
Alagoana residente em Fortaleza, Nicole é a astrônoma mais jovem do mundo e é responsável pela identificação de 42 asteroides em programa da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).
Leia mais
"Esse prêmio é muito importante para mim, porque além de ser um reconhecimento do meu trabalho na astronomia, eu posso inspirar mais crianças a gostarem dessa área de ciências", comemora Nicole em entrevista ao O POVO. "Os meus objetivos daqui para frente são continuar estudando e me dedicando para que eu possa repassar os meus conhecimentos para mais pessoas", diz.
Ela aproveitou para contar que retomou o projeto "Telescópio na Praça". "Eu levo o meu telescópio para as praças para as pessoas conseguirem ver os planetas e a lua. Aí eu posso explicar um pouquinho do que eu sei de astronomia para elas", explica. O projeto ocorre nas noites de lua cheia. Para saber quando e onde Nicolinha levará o telescópio, basta acompanhar o Instagram da astrônoma.
A astrônoma é embaixadora do Planetário Rubens de Azevedo, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e fundadora do clube de ciências online "Nicolinha & Kids" e do projeto social "Telescópio na Praça". Em 2022, ela contou ao O POVO+ sobre o sonho de ser engenheira espacial “para levar foguetes ao espaço”, “além de fazer com que todas as crianças do Brasil tenham acesso à ciência e à tecnologia”.
Nicole também já foi homenageada com a Medalha do Mérito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e reconhecida como criança prodígio pela Global Child Prodigy Awards 2022.