José Walter: cerca de 40 mil moradores devem ser beneficiados com reforma de posto de saúde

Unidade contará com serviços de saúde da família e odontologia

16:55 | Ago. 04, 2023

Por: Kleber Carvalho
SARTO participou da entrega do posto (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza/Daniel Calvet)

O posto de saúde do bairro José Walter foi reaberto para atendimentos à população na manhã desta sexta-feira, 4. A unidade passou por obras de requalificação que beneficiarão mais de 40 mil moradores da região com nova estrutura, quatro equipes de saúde da família e três consultórios de saúde bucal.

A reforma do equipamento faz parte do pacote de investimentos na saúde anunciado pela Prefeitura de Fortaleza em abril, que prevê a reforma de 96 unidades de saúde, além da construção de 16 novos postos, requalificação total de outros oito e convocação de profissionais do atendimento básico.

As melhorias podem facilitar a vida de pessoas como dona Maria da Conceição, 69, que reclama da falta de componentes essenciais para o funcionamento do posto. “Faltava médico. A gente chegava atrás de remédio e ia comprar porque não tinha no posto, né?”, afirmou a moradora do José Walter.

Além do número de médicos em atuação nas unidades de saúde na Capital (524), destacado pelo prefeito José Sarto (PDT) durante a entrega, uma maior capilaridade nos locais de atendimento poderá otimizar o serviço.

Ainda durante a solenidade, Sarto confirmou a conclusão de outros dois postos para evitar a sobrecarga no equipamento reaberto. “Ja já nós vamos entregar o posto de saúde do Cidade Jardim I e o posto de saúde do Cidade Jardim II, que vão determinantemente aliviar o quantitativo de pessoas que vêm para cá”, disse.

Atendimentos com telemedicina podem reduzir filas por especialistas

Mais um ponto destacado pelo governo municipal foi o atendimento em telemedicina, que no momento está disponível apenas para os médicos da Capital tirarem dúvidas com especialistas em sete especialidades.

A medida é chamada de “segunda opinião” e estará disponível também para a população a partir do mês que vem. Segundo o secretário municipal da saúde, Galeno Taumaturgo, o procedimento deve diminuir a espera por atendimento com especialistas.

“Só deve ir pra fila do especialista aquele paciente que passou pela segunda opinião e o especialista achou necessário que ele vá. Com isso, a gente espera que nós consigamos diminuir as filas em até 80% das procuras para as grandes especialidades”, explica.

Populares cobram a Prefeitura pelo funcionamento do Gonzaguinha do José Walter

Após os discursos, o secretário da Saúde e o prefeito de Fortaleza foram cobrados por populares pelo funcionamento do Gonzaguinha do José Walter. Um dos presentes entregou nas mãos de Sarto um abaixo-assinado pedindo melhorias na emergência clínica do local.

“Nós estamos reivindicando, em nome da população do José Walter, que o novo Gonzaguinha passe a funcionar em sua plenitude. Ou seja, com emergência funcionando como era tradicionalmente. É um grande hospital, mas que funciona quase que somente como maternidade”, exclamou o morador, que não obteve resposta, nem do prefeito, nem do secretário.

Em resposta ao O POVO, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou que não houve redução da rede hospitalar e que, atualmente, o Gonzaguinha e o Frotinha de Messejana estão em obras para ampliação e modernização. 

"Outras três unidades tiveram readequação de perfil, focando na linha Materno Infantil, mas mantendo o atendimento ao perfil clínico, por meio da Central de Regulação", completou em nota. 

Ainda de acordo com a instituição, os pacientes que buscam o Gonzaguinha do José Walter para atendimento de urgência clínica devem se dirigir para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros José Walter e Jangurussu, que ficam a aproximadamente 4 km de distância do hospital.