Equipamento cultural e tecnológico Zona Viva é inaugurado no Residencial José Euclides

No espaço, os moradores terão à disposição diferentes cursos profissionalizantes. O secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões, participou da inauguração

21:56 | Ago. 03, 2023

Por: Carlos Enrique Correia
O equipamento foi construído de forma conjunta com os moradores (foto: Samuel Setubal)

Foi inaugurado, nesta quinta-feira, 3, no Residencial José Euclides, em Fortaleza, o equipamento Zona Viva, projetado pelo Governo do Ceará. O instrumento vai servir como espaço de qualificação profissional para os moradores do local, além de representar um polo de promoção de práticas tecnológicas e de atividades culturais. O aparelho vai ser instalado em outros espaços que integram o programa Minha Casa, Minha Vida.

Participaram do evento de inauguração o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e a senadora Augusta Brito (PT), além da secretária da Proteção Social, Onélia Santana e do secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões.

Um dos motes do equipamento é melhorar a qualidade de vida da população do residencial e, consequentemente, diminuir os índices de violência registrados na região do Grande Jangurussu. O projeto foi construído conjuntamente com os moradores do local.

Ao O POVO, o secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões, sublinha que a inauguração do equipamento representa uma mudança de horizonte para os moradores do Residencial José Euclides. “Não é só um equipamento. Existe uma concepção por trás desta política pública. Embora seja um aparelho que parece simples, ele promete trazer altas expectativas para a comunidade carente de acesso aos seus direitos fundamentais”, disse.

Guilherme ainda afirma esperar que o projeto concebido no Ceará possa ser transplantado para outros estados brasileiros. Para o secretário, o equipamento pode servir como ponto de partida para um programa que integre políticas públicas. “O Zona Viva tem o potencial de mudar a vida de muitas pessoas. Acho que pode ser uma semente para outros projetos. O Governo Federal olha [para o equipamento] com uma expectativa enorme”, completa.

O equipamento conta com sala de informática, cursos de qualificação profissional, áreas de lazer e aparelhos eletrônicos que poderão ser usados pelos jovens.

Para a titular da pasta da Proteção Social, Onélia Santana, o equipamento nasceu do diálogo com os moradores do Residencial José Euclides. Ela defende que a área é capaz de trazer serviços públicos de qualidade e essenciais para o pleno exercício da cidadania.

“No espaço, estarão à disposição cursos de qualificação profissional e ambientes propícios para prática esportiva. A terceira idade também vai ter atividades disponíveis. Crianças e adolescentes vão poder se apresentar e compartilhar o seu talento em apresentações culturais e artísticas. Tem tudo para ser um forte berço para a cultura”, apontou Onélia ao O POVO.

A secretária ainda grifa ser importante que os mais jovens tenham oportunidades de crescimento profissional. Para tanto, a ex-primeira-dama defende a concepção de mecanismos públicos que permitam a fermentação de ideias e de práticas neste sentido.

“É necessário que a arte e a cultura andem ao lado da qualificação profissional. Acredito que este ambiente pode servir para isto. Aqui, os jovens terão acesso a cursos de informática e de design, por exemplo. Existirá muito desenvolvimento aqui. É uma oportunidade imensa de poder estar junto desta juventude, que será responsável pelo futuro do nosso País", declarou a secretária de Proteção Social.