Escola de Saúde Pública de Fortaleza deve ser inaugurada em outubro deste ano
Serão investidos R$ 500 mil no espaço. A Escola de Saúde Pública municipal deve beneficiar 16 mil colaboradores da SMS, além do público externoA primeira Escola de Saúde Pública do município de Fortaleza deve ser inaugurada no dia 28 de outubro. A informação foi divulgada pelo prefeito José Sarto na manhã desta segunda-feira, 31, durante a cerimônia de apresentação do projeto. A escola deve funcionar no antigo prédio do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, no bairro Praia de Iracema.
A Escola de Saúde Pública de Fortaleza terá como objetivo capacitar profissionais com conhecimentos em políticas públicas, epidemiologia, gestão de serviços de saúde e outras disciplinas fundamentais para atuação na área de saúde.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o prefeito Sarto, o espaço, que pertence à Prefeitura de Fortaleza e anteriormente foi cedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), passará por uma revitalização.
“Esse prédio está com a revitalização em pleno andamento. Aqui nós temos um espaço fantástico para qualificar e, inclusive, para trazer para a nossa saúde pública o ensino presencial e o ensino a distância. A gente vai fazer algumas alterações, que são funcionais”, declarou o gestor.
Ao todo, serão investidos R$ 500 mil na readequação do espaço e preparo para a nova função. A estrutura deve contar com laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios, biblioteca especializadas e espaços de convivência para estudantes e professores.
A inauguração do espaço está prevista para ocorrer no dia 28 de outubro de 2023, Dia do Servidor Público. Após a data, o setor administrativo da Instituição deve abrir a primeira seleção para profissionais que já compõem o sistema de saúde pública da Capital. A escola deve beneficiar 16 mil colaboradores da SMS.
Ainda segundo o secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, a nova Escola de Saúde ainda oferecerá cursos para o público externo. “Mais de mil servidores nossos têm mestrado e eles vão ser nossos professores aqui também. Ela vai atender não só os nossos funcionários, mas a escola vai ser aberta também para o público em geral”, anunciou o representante.
O corpo docente será composto por profissionais estaduais e municipais. Além de investimentos municipais e estaduais, os cursos também contarão com recursos federais.
Escola de Saúde Pública do Ceará
Atualmente, o Estado conta com a Escola de Saúde Pública do Ceará. A autarquia de gestão estadual foi criada em 1993 para atender a demandas do Sistema Único de Saúde no estado, no tocante ao desenvolvimento dos profissionais de saúde. Em julho deste ano, a Instituição completou 30 anos de fundação.
Segundo Luciano Pamplona, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), a futura instituição municipal atuará como um aporte para a qualificação dos profissionais de saúde da Capital, descentralizando as capacitações realizadas no Estado.
“A criação da Escola de Fortaleza em nada muda a estrutura e a perspectiva da Escola de Saúde do Ceará. Fortaleza vai trabalhar especificamente com o Município, com a sua população, que também é trabalhada pelo estado de forma complementar. A gente continua coordenando os programas de residência médica e multiprofissional, que atuam no Município e nos outros municípios da região”, detalhou o gestor da ESP-CE.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente