Da Beira Mar ao Cocó, famílias curtem fim das férias em Fortaleza

No último fim de semana antes da volta às aulas, O POVO visitou a Beira Mar e o Parque do Cocó para ouvir a população sobre a véspera do fim das férias

Na véspera do fim das férias escolares, famílias passearam por polos de lazer de Fortaleza para aproveitar o último fim de semana de julho. Do Centro Cultural Belchior ao Náutico Atlético Cearense, a orla teve um sábado, 29, movimentado, e neste domingo, 30, o Parque do Cocó foi local para brincadeiras mais tradicionais. 

Pessoas de diversas faixas etárias preenchiam o calçadão, seja caminhando, praticando alguma atividade física ou esportiva, ou aproveitando as delícias gastronômicas. Os banhistas se concentravam principalmente na Praia do Lido, ou Praia dos Crush.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Alguns pais levaram as crianças para assistir ao pôr do Sol no trecho. Foi o caso da artesã Roberta Castro, 39, que vende bijuterias em um box da Feirinha da Beira Mar. O expediente de trabalho contou com a presença do marido e dois filhos, que foram aproveitar o movimento.

Geisiane Santos, 33, e o marido centralizaram as atividades de férias em casa, mas não hesitaram em aproveitar o mar da Praia de Iracema no último fim de semana das férias. “Na semana é difícil, porque quem fica de folga são eles, né? A gente ainda tem que trabalhar”, afirmou Geisiane, rindo.

Os dois filhos gêmeos de Antônia Michele, 41, também passaram a maior parte da folga da escola em casa. Mas a autônoma relatou que não podia deixar de levá-los para conferir o espetáculo do entardecer.

Por outro lado, Patrícia Paula, 44, fez questão de manter os pés das duas filhas na areia durante o recesso. A pedagoga e o marido são “praieiros” e, segundo relata, fazem questão de mostrar a orla cearense às filhas.

“A gente acha importante conhecer aqui [o Ceará] e gosta de praia, então levamos as meninas para algumas que elas não conheciam”, explica Patrícia.

Praia também foi destino de algumas das saídas de férias de Frank Baima, 34, e Amanda Campo, 34, um casal de meteorologistas, e seu filho, Otávio. O trio passeou por Canoa Quebrada, Praia do Futuro e, nesse sábado, pela Beira Mar.

Apesar de elogiarem a “experiência dos cartões-postais” do Estado, sinalizaram a falta de acessibilidade. Otávio precisa se locomover com cadeira de rodas e, segundo Amanda, ela e o companheiro precisaram levantar o filho para acessar alguns dos locais, sem nomear quais.

Crianças se divertem em piscinas naturais na Praia do Futuro; ENTENDA o fenômeno

Fim de férias em Fortaleza: visita ao Cocó

Alguns dos pais ouvidos pelo O POVO neste domingo, 30, destacaram a importância do Cocó como aliado em um desafio contemporâneo na criação dos filhos: o tempo de tela.

A supervisora escolar Andréa Teles, 35, tem costume de levar a filha ao local por reconhecer os benefícios da natureza. “Uma das coisas que mais prezo é a distância do celular. Fazer atividades, ver pessoas novas”, conta ela.

Sem telas: CONFIRA sete brincadeiras para fazer com as crianças em casa

A visão é compartilhada por Déborah Yone, 34. A terapeuta ocupacional estava acompanhada do marido e uma sobrinha pequena e celebrou não ter visto “nenhuma criança com tela”.

“Isso é o que mais me agrada” no Parque do Cocó, diz ela, que deseja ver a estrutura do local em outras áreas de Fortaleza com potencial, como o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy.

Déborah também sublinha outras vantagens do Cocó, como a redescoberta, pelas crianças, de brincadeiras mais tradicionais. “Hoje ela [a sobrinha] brincou de pular corda e jogar bola. E você não vê muito isso hoje em dia, é menos presente devido aos celulares”, relata. Além disso, a visita auxilia os mais novos a tomar noção do cuidado com a natureza.

A auxiliar administrativa Vitória Fernandes, 31, concorda que a natureza pode ser agente de “conscientização”. As crianças podem, na visão dela, “aprender a respeitar limites, saber até onde pode ir, o que brincar ou não”.

“É importante tanto pela natureza quanto pela interação com outras crianças, de outros locais”, acrescenta a confeiteira Caroline Medeiros, 33, que costuma frequentar o Cocó. O desenvolvimento infantil é impactado, inclusive, nas “questões de trabalhar o medo” de esportes, conta Andréa Teles.

Ronaldo Ferreira, 34, padrasto de três meninos, aprova a “tranquilidade” da visita ao Cocó, pois não só desconecta as crianças da Internet como permite “respirar um ar mais puro”.

Já Rafael D’Ângelo, 36, é enfático no objetivo de “extravasar a energia” ao levar os três filhos ao parque. Afinal, como diz Tatiane Pereira, 28, “tem um bocado de coisas para se entreter durante o dia”.

A programação no Cocó é organizada toda manhã de domingo pelo projeto Viva o Parque, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança no Clima (Sema). A agenda inclui oficinas ambientais, aulas de dança, palestras, contação de histórias infantis, brincadeiras tradicionais, trilhas ecológicas, massagem e apresentações culturais.

As atividades, disponíveis no site da Sema, acontecem em quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais:

  • Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza;
  • Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho;
  • Parque Estadual do Cocó;
  • e Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

Fim de férias em Fortaleza: confira agenda

Apesar de estar na reta final, a programação de férias da Prefeitura de Fortaleza ainda oferece possíveis passeios para as famílias da Capital. Ainda neste domingo, a cantora estadunidense de blues Deanna Bogart se apresenta no Anfiteatro da Beira-Mar. Veja a agenda:

Domingo (30/07)

Fortaleza Hip Hop

  • Local: Centro Cultural Belchior - Rua Pacajus, 123
  • Horário: 8h30 às 20h

Projeto Pôr do Sol

  • Local: Espigão da Praia do Náutico
  • Horário: 16h30
  • Atrações: Oliveirinha e Karolzinha

Cultura à Beira-Mar

  • Local: Anfiteatro da Beira-Mar
  • Horário: 19h
  • Atrações: Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band e banda The Shout (tributo aos Beatles)

Segunda-feira (31/07)

Conexão Cultural

  • Local: Terminal do Papicu
  • Horário: 18h
  • Atrações: Leandro Lima e William Ciríaco e trio

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fim de ferias volta as aulas fim das ferias de julho parque do coco beira mar praia de iracema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar