O POVO vence três categorias do Prêmio BNB de Jornalismo
O especial sobre o Cariri Histórico venceu na categoria nacional multimídia e a reportagem "A economia como caminho para a redução do desperdício" ganhou a categoria estadual. Já a melhor fotografia foi a da reportagem sobre energias renováveisTrês produções do O POVO ficaram em 1º lugar na edição de 2023 do no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. A premiação foi nesta quinta-feira, 27 de julho, durante o 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, realizado na sede do BNB, no Passaré .
A reportagem “A economia como caminho para a redução do desperdício”, de Karyne Lane, Irna Cavalcante, Lucas Jansen e Fábio Lima ganhou na categoria estadual.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os prêmios estaduais foram entregues para as melhores reportagens inscritas nas unidades da federação onde o BNB atua (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além de parte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo).
“A reportagem retrata uma realidade que está no nosso cotidiano e muitas vezes não percebemos: a coexistência entre a fome e o desperdício de comida no Brasil. É um cenário grave que algumas iniciativas cearenses têm trabalhado para mudar”, explica a repórter Karyne Lane.
“Estou muito orgulhosa por esse reconhecimento, pois reforça o papel que o jornalismo tem de enxergar essas questões e retratá-las com sensibilidade e responsabilidade, apontando os problemas mas também os caminhos para as possíveis soluções”, destaca.
No Prêmio Nacional de Projeto Multimídia, que integra recursos de texto, áudio e animações gráficas, a vencedora da noite foi a reportagem especial “Cariri Pré-Histórico: vida, cultura e memória”, que tem como autores Catalina Leite, Fátima Sudário, Regina Ribeiro, Cristiane Frota, Isac Bernardo e Aurélio Alves.
“A reportagem fala sobre Ciência, que tem potencial transformador cultural e social, não só econômico. A Paleontologia e a Arqueologia, por exemplo, fazem parte da identidade do povo do Cariri”, afirmou a repórter Catalina Leite.
“A presença de museus e outros movimentos em torno da Ciência é muito latente. É preciso apoiar os nossos cientistas e pesquisadores para que o nosso patrimônio histórico e cultural esteja protegido”, completou.
Na última quarta-feira, 12, em eleição envolvendo júri técnico e voto online pelo público, O POVO já tinha sido anunciado como o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia, com o trabalho do fotógrafo Francisco Sampaio Fontenele na reportagem “Ceará ocupa a terceira maior geração de energia renovável do Nordeste”, publicada em fevereiro deste ano e escrita pelo repórter Adriano Queiroz.
“Fico muito feliz por este prêmio, especialmente porque é um trabalho que fala do desenvolvimento do nosso estado e do Nordeste”, afirma Fontenele.
Veja lista completa dos vencedores
Grande Prêmio Nacional – Caravana Nordeste Potência. Eco Nordeste. Fortaleza (CE). Autora: Maristela Machado Crispim.
Prêmio Nacional de Texto – Pimenta rosa capixaba conquista o mundo e pode ganhar Indicação Geográfica. Anuário do Agronegócio Capixaba. Guaçuí (ES). Autores: Leandro Fidelis, Fernanda Zandonadi.
Prêmio Nacional de Fotografia – Ceará ocupa a terceira maior geração de energia renovável do Nordeste. O Povo. Fortaleza (CE). Francisco Sampaio Fontenelle.
Prêmio Nacional de Áudio – Na Paraíba o agro não é pop, não é tech, mas é tudo... para muitos. Rádio Tabajara. João Pessoa (PB). Autores: Marcos Thomaz, Fernanda Gonçalves, Marcos Pak, João Lira.
Prêmio Nacional de Audiovisual – Vaqueiros do Sertão da Bahia - uma cultura que se mantém viva de geração em geração. TV Globo. São Paulo (SP). Autores: Bruna Marin, Douglas Campos, Anderson Oliveira, Maria Luiza Silveira, Leandro Cássio, Fabiola Marzabal.
Prêmio Nacional de Projetos Multimídia - Especial Cariri Pré-Histórico. O Povo. Fortaleza (CE). Autores: Catalina Leite, Fátima Sudário, Regina Ribeiro, Cristiane Frota, Isac Bernardo, Catalina Leite, Aurélio Alves.
Prêmio Estadual de Alagoas - Sol: A energia do Sertão. Gazeta de Alagoas. Maceió (AL). Autores: Hebert Borges, Regina Carvalho.
Prêmio Estadual da Bahia - Mineração na Chapada Diamantina ameaça alguns dos melhores cafés e cachaças do Brasil. Mongabay. Salvador (BA). Autor: Rafael Martins.
Prêmio Estadual do Ceará – A economia como caminho para a redução do desperdício. O Povo. Fortaleza (CE). Karyne Lane, Irna Cavalcante, Lucas Jansen, Fábio Lima.
Prêmio Estadual do Espírito Santo - Lavoura, pecuária e floresta: integração que dá certo. Revista Conexão Safra. Guaçuí (ES). Autores: Leandro Fidelis, Rosimeri Ronquetti.
Prêmio Estadual do Maranhão - Com desafios na área ambiental e mão de obra, agronegócio vira ferramenta para o desenvolvimento do MA. G1 Maranhão. São Luís (MA). Autor: Rafael Cardoso Souza.
Prêmio Estadual de Minas Gerais - O custo dos combustíveis para quem produz e a criatividade para garantir o transporte e a melhoria de vida no sertão. Estado de Minas. Montes Claros (MG). Autor: Luiz Ribeiro.
Prêmio Estadual da Paraíba - Série Energia Nossa - Segunda Temporada. TVs Cabo Branco e Paraíba. João Pessoa (PB). Autores: Laerte Cerqueira, Thiago Ferreira, Eisenhower Almeida, Othávio Farias.
Prêmio Estadual de Pernambuco - Montadora da Jeep: O salto na economia de Pernambuco. Movimento Econômico. Recife (PE). Autoras: Angela Fernanda Belfort, Patrícia Raposo.
Prêmio Estadual do Piauí - A ascensão do mel: como o Piauí se tornou o maior exportador nacional do produto. Piauí Negócios. Teresina (PI). Autores: Robert Pedrosa e Nícolas Barbosa.
Prêmio Estadual do Rio Grande do Norte - Rota do Camarão. TCM Telecom. Mossoró (RN). Autores: Moisés Albuquerque, Tárcio Araújo, Thiago Roberto, Fernando Nícolas.
Prêmio Estadual de Sergipe - Farinhada sergipana: da agricultura subsistência ao ecoturismo. Rádio UFS. Aracaju (SE). Autores: Josafá Bonifácio da Silva Neto, Juliana Correia Almeida, Alysson Lima Araújo.
Prêmio Extrarregional - A Chapada Diamantina agora também produz vinhos, e muito bons. UOL. São Paulo (SP). Autores: Tânia Nogueira, Eduardo Burckhardt.
Prêmio Universitário - Criatividade Desterritorializada. Revista Matéria Prima. Fortaleza (CE). Autores: Keyssianne Morais de Oliveira, Victor Alexandre Dutra, Victória Davyla, Borges da Silva, Emily Menezes de Araújo, Maria Monike Lima de Oliveira, Natali Silva Brandão Araújo, Isabela Queiroz, Santos Silva Rodrigues, Leonardo Costa da Silva.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente