Sarto diz que Prefeitura assumirá reforma da Ponte dos Ingleses
Mesmo tendo feito licitação para realizar a obra, o Governo do Estado não continuou os trabalhos
11:07 | Jul. 26, 2023
O prefeito José Sarto (PDT) afirmou durante visita às obras da Praia de Iracema, nesta manhã de quarta-feira, 26, que a Prefeitura de Fortaleza assumirá a reforma da Ponte dos Ingleses. O local está interditado há cerca de cinco anos e tem obras paradas desde 2022. A requalificação, de responsabilidade do governo estadual, não tinha data para ser retomada.
“Não posso deixar que o ícone, uma memória, uma história da cidade de Fortaleza, que é a Ponte dos Ingleses, fique dentro do contexto de uma nova Praia de Iracema completamente esquecida. Sendo assim, resolvi que vamos assumir a requalificação, que vai se harmonizar com toda a nova Praia de Iracema e a Beira-Mar de Todos. Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Aquário”, disse o prefeito.
Leia mais
Durante a visita às obras, Sarto relatou que foi comunicado, nessa terça-feira, 25, “que o Estado não iria fazer a obra". A Prefeitura de Fortaleza destacou, ainda, que a decisão aconteceu após um ano e meio de espera pela execução do projeto de reforma do local por parte do Governo do Estado. No entanto, a gestão alegou indisponibilidade orçamentária para a realização das obras.
As informações do cenário do projeto foram apresentadas durante uma audiência ocorrida no mês de junho deste ano, na sede da 135ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.
O encontro contou com representantes da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e Coordenadoria Especial de Assuntos Integrados de Fortaleza (Copifor).
Ainda segundo a Prefeitura de Fortaleza, foi encaminhado à Setur, à SOP e ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE) um ofício informando que o Município realizará de forma integral as obras de urbanização da Ponte dos Ingleses.
LEIA MAIS | Sarto diz que há 200 obras em andamento, 196 em licitação e 90% ficam na periferia
O prefeito chamou a Ponte dos Ingleses de “monstrengo” dentro das obras de requalificação da região, que é um dos cartões-postais de Fortaleza. Segundo ele, a Prefeitura tem recursos para realizar a reforma.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, havia um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre Seinf e a Superintendência de Obras Públicas (SOP), para realizar, em conjunto, a requalificação da ponte. A estrutura do local ficou sob responsabilidade da gestão municipal que, segundo Samuel, foi entregue em janeiro do ano passado.
As etapas seguintes ficaram a cargo do Governo do Ceará. "Desde janeiro do ano passado, as etapas seguintes, de responsabilidade do governo do Estado, deveriam ter sido iniciadas, mas não foram. Um ano e mês depois, essa questão não está resolvida", disse Samuel.
Ainda segundo o titular da Seinf, a previsão para iniciar as obras será em seis meses, com previsão de entrega em um ano e meio. "A partir de hoje, nós estamos tomando posse e vamos iniciar o processo de licitação. A partir de agora e em até 18 meses, para a gente ter ela completamente concluída”, disse.
“Nós já comunicamos ao Governo do Estado. Essa obra está incluída dentro da área em que a Prefeitura tem a delegação para fazer a gestão da orla de Fortaleza. Dado que o Governo do Estado não cumpriu o acordo que havia sido feito para fazer as obras, a Prefeitura não pode esperar e correr o risco de ter toda a Praia de Iracema requalificada e a Ponte dos Ingleses estar de fora dessa requalificação”, reitera Samuel.
Segundo a Seinf, a realização das obras de urbanização e restauro da Ponte dos Ingleses será dividida em duas etapas: construção do piso e guarda-corpo e, em seguida, a construção dos quiosques, conforme o projeto elaborado e aprovado anteriormente.
Ponte dos Ingleses: Estado diz que gestão municipal não cumpriu acordo
Em nota, nesta quarta-feira, 26, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) disse que a Prefeitura de Fortaleza "não cumpriu acordo" realizado para execução da obra da Ponte dos Ingleses, assinado em novembro de 2021.
De acordo com a pasta, a Prefeitura de Fortaleza faria toda a "reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso, e que o Governo do Ceará, na sequência, faria a urbanização do equipamento".
No entanto, após conclusão da parte realizada pela prefeitura, a SOP informou que a gestão "não incluiu uma série de intervenções acordadas anteriormente e previstas em projeto".
Um estudo de viabilidade do local foi realizado por engenheiros da SOP e Corpo de Bombeiros, onde atestou "riscos para o equipamento, inclusive de desabamento, caso houvesse o andamento da obra de urbanização, que estava devidamente licitada pelo Estado".
Requalificação da Praia de Iracema: 1ª parte começa a ser entregue em outubro deste ano
As obras de requalificação da Praia de Iracema foram iniciadas em abril deste ano e divididas em três frentes, que inclui a região do calçadão do Aterro da Praia de Iracema até o Poço da Draga. Os primeiros trechos a serem liberados são o aterrinho e o "aterrão".
A previsão da entrega, conforme Sarto, é a partir do mês de outubro até dezembro deste ano. O objetivo é atender os eventos na orla de Fortaleza, entre eles a as festas de fim de ano.
O projeto conta com intervenções de melhoria no calçadão, novo paisagismo, plantação de árvores nativas e a construção de um mirante e plataforma para salto no mar no espigão do Poço da Draga. As obras têm previsão de finalização até o segundo semestre de 2024, entre os meses de julho e setembro.
Dentro do projeto, ainda está prevista a revitalização do Pavilhão Atlântico, onde será construída uma praça com Areninha para atividades de lazer e culturais.
As obras de requalificação da Praia de Iracema e da Ponte dos Ingleses ocorrerão em paralelo. "Vamos colocar tudo no mesmo contexto de obra", informou o titular da Seinf.
A gestão municipal ainda destacou que a inclusão da Ponte do Ingleses no pacote de obras visa resgatar o patrimônio afetivo, histórico, turístico e cultural do equipamento. (Colaborou Mirla Nobre)
Atualizada às 13h31min