Fortaleza recebe 500 atendimentos extras de perícia médica neste fim de semana

Medida busca diminuir fila de espera para exame inicial de benefício por incapacidade

Mais de 500 atendimentos da Perícia Médica Federal estão previstos em Fortaleza neste fim de semana. O serviço será prestado na agência da Previdência Social Centro-Oeste, localizada na rua Princesa Isabel, bairro Farias Brito. Neste sábado, 22, e domingo, 23, serão realizados exames iniciais para benefícios por incapacidade.

O processo de agendamento desses atendimentos ocorre de maneira diferente dos mutirões do Benefício de Prestação Continuada (BPC), onde o cidadão é quem procura o atendimento. Neste caso, são os servidores que estão entrando em contato com os beneficiários que já possuem consultas marcadas até janeiro do ano que vem, para confirmar a ida até a Previdência.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar da boa notícia, é preciso tomar cuidado com eventuais golpes que podem ser aplicados por criminosos. “Muito cuidado com os golpistas. Nós não pedimos seu CPF nem sua identidade. Nós pedimos que você compareça com esses documentos, mas não dê seus dados para ninguém”, afirma Francismar Lucena, gerente executivo do Instituto Nacional Seguro Social (INSS) na Capital.

A ação pretende diminuir o tempo de espera pelo exame, que atualmente dura em média 159 dias. Ao todo, 11 peritos estarão presentes no mutirão, realizando diariamente 24 exames cada um.

Os atendimentos extras auxiliam principalmente em casos mais graves, como o do primo de Claudeneia Bonfim, que está há mais de um ano sem trabalhar devido a um problema de coração crescido. “Ele pode infartar a qualquer momento, pode ter um problema mais sério a qualquer momento. Então ele veio em busca desse auxílio para ajudar no custo médico”, explica a acompanhante.

Mutirões como esse se somam ao Programa de Enfrentamento da Fila da Previdência Social (PEFPS), autorizado em medida provisória no dia 18 de julho. O programa deverá encurtar o período de análise de processos administrativos, além de prever a realização de mais perícias médicas presenciais. 

Mutirão de perícia médica em Fortaleza: sábado supera previsão de atendimentos

Ao final do primeiro dia de mutirão, o balanço foi de 271 perícias médicas realizadas, além de acertos de dados cadastrais e eventuais agendamentos de benefícios e informações. As perícias realizadas são referentes a pedidos pendentes do benefício por incapacidade temporária.

Conforme o INSS, 13 peritos médicos, Capital e de outros estados, atenderam na unidade do bairro Farias Brito, a partir das 7 horas. Técnicos do seguro social lotados em outras unidades da capital apoiaram a ação, ofertando também o serviço de acerto pós-perícia. Assim, caso concedido o benefício, o pagamento já segue para o processamento, sem necessidade de voltar ao requerimento pelos canais remotos.

A empreendedora individual Kátia Silva, por exemplo, seria atendida apenas no próximo mês de janeiro. Ela compareceu à unidade acompanhada da irmã Ana Paula, e se afastou do trabalho por complicações do diabetes e hanseníase.

Já Maria de Lourdes Viera da Silva, de 60 anos, mora em Alto Santo, a 200 km da capital. Com a perícia realizada neste sábado, ela deve voltar a receber o benefício por incapacidade temporária, como ocorreu em anos anteriores de seu tratamento no Ambulatório de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza.

O mutirão segue neste domingo, 23, com mais 250 vagas para adiantar o atendimento de requerentes agendados para unidades da Capital.

* Atualizada às 16h15min

Com informações da repórter Jullie Vieira, da rádio O POVO CBN

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

perícia médica inss benefício por incapacidade temporária mutirão governo federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar