Estudo sobre modificação de catracas em ônibus de Fortaleza deve ser finalizado em agosto

Implantação das catracas duplas no transporte público está suspensa desde 19 de abril pelo Sindiônibus após reclamações dos usuários

Um estudo de modificação das catracas duplas em Fortaleza tem previsão para ser finalizado até o dia 30 de agosto próximo. A implantação do equipamento na frota de ônibus da Capital foi suspensa desde 19 de abril deste ano após reclamações dos usuários. O anúncio da suspensão foi feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) após reunião com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O estudo para o novo modelo do equipamento está sendo realizado pelo Sindiônibus em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Departamento de Engenharia de Transportes.

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De acordo com o coordenador do estudo, professor Ademar Gondim Vasconcelos, o projeto de modificação dos equipamentos passa por um planejamento em três fases dentro do prazo de 60 dias, que se iniciou no último dia 1º de julho.

“Nos primeiros 15 dias, estamos observando as reclamações e dificuldades, o que acontece, porque as pessoas têm dificuldade em passar na catraca. Nos 30 dias seguintes, de 15 de julho a 15 de agosto, vamos começar a desenhar e testar soluções. Do dia 15 de agosto a 30 de agosto, vamos testar as modificações dos protótipos”, explica o professor do Departamento de Engenharia de Transportes, da UFC.

Ainda segundo Ademar, nesta primeira fase, que ocorre até o próximo sábado, 15, estão sendo observados, por exemplo, pontos como a ergonomia dos usuários ao utilizar os equipamentos. 

Nadia Khaled Zurba, pesquisadora na área das Cidades Inteligentes, pontua que a falta de ergonomia é justamente uma das falhas apresentadas no atual design das catracas duplas. Além disso, projeto é também "incompatível com a acessibilidade, o conforto e a segurança dos passageiros". 

"O modelo de catraca dupla atualmente adotado pelo Sindiônibus representa grave ameaça à segurança pública. Por dificultar o acesso à uma das saídas de emergência existente no teto do ônibus, ou mesmo a rápida evacuação de passageiros, em caso de capotamento ou acidente do veículo, as catracas duplas aumentam o nível de risco aos usuários", pontua a especialista ao O POVO.

"Exige-se, portanto, de imediato, a criação de novas soluções de design ergonômico de catracas que satisfaçam aos diferentes requisitos de projeto e que priorizem, simultaneamente, tanto a segurança como o controle de acesso no pagamento das viagens de ônibus (...) Atendendo à Norma Técnica da ABNT NBR 15.570/2009, entre outras", pontua ainda Khaled, que é também agente de acessibilidade titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, da Universidade Federal do Ceará.

Suspensão da implantação das catracas

Uma reunião entre o MPCE, Sindiônibus e a Etufor discutiu as soluções para as reclamações de usuários do transporte público sobre o aumento do tamanho das catracas de ônibus.

Na reunião, além da suspensão da implantação dos novos equipamentos, ficou definido a realização de estudos que não comprometa a acessibilidade de grupos prioritários ou com mobilidade reduzida.

As catracas duplas foram instaladas em 70% da frota de ônibus de Fortaleza. Conforme o Sindiônibus, o equipamento serve para evitar que passageiros consigam pulá-la. No entanto, muitos usuários relataram que a barreira dificulta a mobilidade dentro dos coletivos.

Em nota enviada ao O POVO na terça-feira, 11, o Sindiônibus informou que a “expansão continua suspensa e o equipamento presente sendo gradativamente readaptado”. A empresa informou, anteriormente, ao O POVO, que um novo protótipo deve ser testado, dessa vez, com redução da largura do “segundo andar” das cancelas.

Em nota enviada ao O POVO nesta quinta-feira, 13, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) informou que está aguardando a finalização dos estudos técnicos relacionados às catracas dos ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana feitos pela UFC e Sindiônibus. "Os dois deverão apresentar ao MPCE o estudo concluído e aprovado pela equipe da UFC e do Sindiônibus em 90 dias, contados da data de 18 de abril.", disse. O MP também enviará ofício ao Sindiônibus para que o ente continue divulgando os canais para registro de reclamações sobre o uso das catracas duplas nos ônibus.(Colaborou Gabriela Almeida)

Atualizada às 14h39min

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