Segunda etapa da obra de guarderias para marceneiros náuticos é entregue no Mucuripe
Com oito estruturas de duas formas distintas, o equipamento localiza-se nas proximidades do Mercado dos Peixes do Mucuripe e servirá para a manutenção dos barcos e depósito de utensílios, facilitando as atividades da comunidadeO prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), entregou na tarde desta quinta-feira, 29, a última parte da obra das novas guarderias aos pescadores do bairro Mucuripe. Com oito estruturas de duas formas distintas, o equipamento localiza-se nas proximidades do Mercado dos Peixes do Mucuripe e servirá para a manutenção dos barcos e depósito de utensílios, facilitando as atividades da comunidade.
A entrega aconteceu em meio às celebrações do Dia de São Pedro, apóstolo pescador e protetor dos homens do mar. Na ocasião, seis unidades de guarderias de barcos com caramanchões cobertos para a revisão das embarcações e pilares de concreto para ajudar os marceneiros náuticos a retirarem os barcos do mar foram entregues, além de duas unidades cobertas que servirão de apoio aos pescadores.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Junto às estruturas, serão entregues ainda 22 caixotes para que os profissionais possam armazenar seus materiais de trabalho e 10 caixotes para os marceneiros. No total, os pescadores receberam 14 estruturas de auxílio, dispostas em pontos estratégicos da orla da praia. Para a obra, foi investido um montante de R$ 2,1 milhões.
O secretário da Regional 2 de Fortaleza, Rennys Frota, disse que há um conselho comunitário que trabalha na governança do equipamento, assim como na feirinha da Beira Mar. “Há um ano nós entregamos a feirinha e não tem isso aqui, um risco, porque eles têm esse pertencimento, eles sabem que é deles e cuidam disso aqui”, pontua.
Ele comenta ainda que foram retirados mais de 70 caminhões de lixo no período de obras, e que hoje se tem uma área com as praias mais bonitas do Ceará que antes estava escondida atrás dos escombros.
No evento, estavam presentes alguns pescadores, dentre eles o senhor Raimundo Nonato, de 61 anos, que anda por essa praia desde a infância. Ele diz que a obra deixou o lugar mais bonito e que vai ser de grande ajuda na manutenção das embarcações. “Vamos poder trabalhar melhor e estamos com esses locais mais estruturados”, afirmou o pescador com sorriso no rosto.
O prefeito José Sarto pontua que a obra vai impactar em torno de 150 pessoas entre pescadores e tratadores de peixe e garante a proteção das pessoas no período em que elas estarão no local, além de ter como guardar os materiais de trabalho.
“O espaço aqui é um pouco mais avantajado para receber os barcos que vem de bandeira, o que facilita a vida dos trabalhadores. Tudo foi trabalhado, construído e pensado com a comunidade”, completa o prefeito.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente