Fortaleza conquista prêmio de mobilidade urbana em evento realizado em SP
Capital foi finalista de quatro categorias na premiação "Parque Mobilidade Urbana"
13:22 | Jun. 26, 2023
A cidade de Fortaleza foi premiada com a melhor “Iniciativa em favor da segurança viária”, categoria do prêmio Parque da Mobilidade Urbana, realizado em São Paulo. A condecoração foi feita na última sexta-feira, 24, e contou com a presença de representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), no Complexo Esportivo do Pacaembu.
O prêmio foi dado à iniciativa de redução de velocidade em vias da Capital, aplicada pela primeira vez em 2018, na avenida Leste-Oeste. A via, que tinha uma média de 11 vidas perdidas por ano entre 2010 e 2017, registrou queda frequente na média de mortes por ano após a implementação do projeto e encerrou o ano de 2022 sem nenhuma morte em acidentes de trânsito.
Além da categoria em que se sagrou vencedora, a Prefeitura foi finalista em outras três modalidades, com os projetos Calçada Viva, o Plano Municipal de Segurança no Trânsito e o Re-ciclo.
“A gente tem aí como resultados a redução de mais de 68% nas mortes nas vias que tiveram a readequação de velocidade. Ter um trabalho desses e poder monitorar é o fechamento de uma política que dá resultado, e eu posso concorrer a um prêmio desses e ser vencedor”, afirma o coordenador do Núcleo de Segurança Viária da AMC, Saulo Oliveira.
Esse foi o segundo ano de realização da premiarão, que reúne estudiosos e profissionais da mobilidade urbana de todo o País. Promovido pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o Mobilidade Estadão, o evento discute o cenário da mobilidade urbana nos próximos anos, além de premiar ações bem-sucedidas no ramo.
Número de mortes caem
A queda dos óbitos na avenida tem contribuído para a redução da estatística na Capital. Em 2022, Fortaleza chegou ao oitavo ano seguido com diminuição no número de mortes no trânsito.
Dado foi apresentado no Relatório Anual de Segurança Viária, levantamento divulgado em maio deste ano pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Conforme balanço, 158 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Capital ao longo do ano passado, índice que é 14% menor do que o quantitativo de 2021, quando 184 pessoas morreram em sinistros.
De acordo com o documento, foram contabilizadas seis mortes a cada 100 mil habitantes nas vias da Cidade, número também inferior ao de 2021, quando o índice chegou a 6,8 mortes para a mesma quantidade de moradores. (Colaborou Gabriela Almeida)
Leia mais