Chacina do Curió: procurador-geral comenta possíveis resultados do julgamento
Júri deve se pronunciar sobre condenação ou absolvição de policiais acusados de matar 11 pessoas em 2015 ainda neste fim de semanaO primeiro de três julgamentos relacionados à Chacina do Curió, ocorrida em 2015, deve terminar neste sábado, 24. Após cinco dias de depoimentos, exibição de evidências e debates entre as defesas dos acusados e o Ministério Público do Ceará (MPCE), responsável pela acusação, o júri popular está reunido neste momento para definir o veredito.
O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, conversou com O POVO durante a espera sobre o posicionamento. Ele falou sobre os possíveis resultados e próximos passos do processo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Manuel, que lidera a equipe de acusação, se disse confiante com o resultado. Ele afirmou esperar que a sentença seja "pacificadora" e que "ofereça justiça à sociedade cearense".
O procurador-geral pontuou, ainda, que as estratégias da acusação para os próximos julgamentos podem ser revistas, a depender do resultado iniciado na terça-feira, 20. A expectativa é que a sentença saia entre esta noite e a manhã de domingo.
Segundo Manuel sempre deve haver, no mínimo, dois a três promotores dedicados aos processos. Os próximos julgamentos estão marcados para 29 de agosto e 12 de setembro deste ano. O caso ocorreu na madrugada de 12 de novembro de 2015. Ao todo, 46 PMs foram denunciados pelo Ministério Público e 30 são réus.
O júri deve se pronunciar sobre a condenação ou absolvição dos policiais. São mais de 300 questões a serem deliberadas entre eles.
Com informações da repórter Catalina Leite
Mais sobre o julgamento da Chacina do Curió
Leia mais
- Elmano sobre chacina do Curió: "Tragédia para toda a sociedade"; julgamento começa nesta terça
- Chacina do Curió: família de réu se reúne do lado de fora do fórum para oração
- Chacina do Curió: "Reviver aquele momento foi muito devastador", diz mãe de vítima
- Chacina do Curió: mães de vítimas fazem ato enquanto aguardam fim da votação do júri
- Chacina do Curió: acompanhe o que aconteceu em quatro dias de júri