Av. Sargento Hermínio: cronograma de obras é alterado após atrasos da Enel, diz Prefeitura
Obras são realizadas há 20 anos. Etapa atual começou em 2020 e tinha prazo para acabar em 18 mesesO cronograma de obras da avenida Sargento Hermínio sofreu nova alteração. As datas das intervenções em um trecho de 849 metros de extensão foram mudadas devido a atrasos na retirada de postes de energia do local.
LEIA | Polo de Lazer Sargento Hermínio: moradores pedem manutenção e segurança
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a Enel — responsável por essa ação — pediu mais tempo para mover os equipamentos. O prazo de junho teve de ser adiado para agosto.
“A não realização dos serviços impactou diretamente no avanço das obras na avenida, impedindo o andamento de novas frentes de serviço e modificando o cronograma inicial”, afirmou a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) por meio de nota.
O trecho afetado é localizado entre a avenida Olavo Bilac e o Polo de Lazer (sentido sul) e entre a avenida Olavo Bilac e a rua Pompeu Cavalcante (sentido norte).
Segundo a pasta, “cinco notificações e mais de 20 e-mails” foram enviados à concessionária de energia elétrica desde 2020. No entanto, apenas em abril de 2023 a Enel teria comunicado um novo prazo para finalização do serviço.
Até o prazo acordado, no mês de agosto, a Enel deve fazer a liberação do trecho de obra em que os postes ainda não foram removidos. Só então a Seinf poderá continuar as intervenções.
Questionada sobre o assunto, a Enel Distribuição Ceará afirmou, também por meio de nota, que a “a obra da avenida Sargento Hermínio se encontra em andamento conforme o cronograma estipulado”. A concessionária afirmou ainda que mantém contato constante com a Prefeitura e segue à disposição dos órgãos.
Obras da Sargento Hermínio estão 57% concluídas; prazo de entrega é até dezembro
Segundo a Seinf, as obras da segunda etapa da avenida Sargento Hermínio estão com 57% dos serviços executados. Iniciadas em 2020, essa etapa consistia na duplicação de 1,5 km, entre a rua Padre Anchieta e a rua Olavo Bilac. As intervenções nesse trecho tinham prazo para serem entregues em 18 meses.
Orçada em cerca de R$ 25 milhões, a segunda etapa começou quase 17 anos depois do início das obras de duplicação da avenida. Iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães, em 2003, o primeiro trecho foi concluído em 2011, na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins. Ele consiste da parte da via entre a avenida José Jatahy e a rua Padre Anchieta.
Já o segundo trecho, entre a rua Olavo Bilac e a avenida Dr. Theberge, foi entregue em 2016, durante a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio. O trecho dá acesso ao shopping Riomar Kennedy.
Conforme nota da Seinf, são implementados também pavimentação em piso intertravado, novas calçadas, plantio de mudas de árvore, ciclovia bidirecional e meio-fio.