Corpus Christi é feriado? Saiba como será em Fortaleza e no Ceará
Em Fortaleza, Corpus Christi é feriado por lei municipal. No Estado, a data foi decretada como ponto facultativo para os servidores públicosO Dia de Corpus Christi é sempre comemorado 60 dias após a Quinta-feira Santa, logo em seguida do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade. Em decorrência disso, a festividade cristã se torna uma data móvel.
Corpus Christi: ENTENDA o significado e a origem da data
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Neste ano, o festejo do corpo de Cristo cai na próxima quinta-feira, 8. Além de ser uma data móvel, também é ponto facultativo em diversas cidades brasileiras.
Em Fortaleza, a lei municipal 8.796/2003 estabelece que o dia de Corpus Christi é feriado.
Segundo o texto, outras datas de tradição cristã são feriados na Capital, como os dias de São José e de Nossa Senhora da Assunção (padroeira de Fortaleza) e Sexta Feira Santa.
Diante do ponto facultativo, no entanto, cabe a cada município do Ceará definir, na legislação local, se a data será feriado ou não.
Corpus Christi é feriado no Ceará?
Como o dia de Corpus Christi não é um feriado nacional, a folga na data depende de decisões municipais e estaduais. Enquanto municípios podem definir os próprios feriados, os estados brasileiros só têm a liberdade de determinar o feriado da Data Magna.
Assim, o Ceará pode determinar apenas ponto facultativo para o Corpus Christi. A decisão foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta terça-feira, 6.
O governador decretou ponto facultativo no expediente dos órgãos da administração pública estadual para esse dia de Corpus Christi no Ceará.
O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, assegura o funcionamento das atividades essenciais, como segurança, saúde e fornecimento de água, entre outros.
Corpus Christi: a celebração do corpo de Cristo
A expressão Corpus Christi, que vem do latim, significa "corpo de Cristo". A celebração da data, que pode ser um dia de folga esperado ansiosamente por muitos trabalhadores, vem da religião cristã.
A tradição de perpetuar e celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, é uma referência à última ceia de Jesus com seus apóstolo quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, na tradição cristã, se transformariam em seu corpo e sangue.