Ponte dos Ingleses: mesmo com licitação, obras não têm prazo para serem retomadas
Ponte está interditada desde 2018. As obras estão paradas desde julho de 2022A obra de reconstrução da Ponte dos Ingleses, ponto histórico da Praia de Iracema, não tem prazo para ser retomada. De acordo com informações do portal da transparência estadual, a licitação para contratação de nova empresa que deve continuar as construções em Fortaleza já foi finalizada. No entanto, o Governo do Estado não informa prazos para que a ponte volte a receber intervenções.
O POVO procurou a Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão do Governo do Estado responsável pela obra, sobre o processo de contratação de nova construtora no dia 9 de março, por meio de e-mails e mensagens.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após novas cobranças de resposta à demanda, o órgão afirmou ainda não ter um posicionamento sobre a continuação do restauro. A matéria será atualizada caso o órgão envie mais informações.
Ainda em 2021, uma licitação foi lançada para escolher uma empresa para realizar a obra. No entanto, em julho de 2022, o contrato com a ganhadora, ABTEC Engenharia LTDA, foi rompido. O órgão afirmou que a construtora descumpriu cláusulas contratuais. Após isso, uma nova licitação precisou ser publicada.
Depois de sete meses, a nova licitação foi realizada em busca de outra construtora. Com o valor de R$ 2.861.012,98, o certame teve como vencedora a empresa IGC Empreendimentos Imobiliários LTDA.
O contrato assinado entre o órgão e a empresa, disponível no portal da transparência do governo, dá o prazo de seis meses a partir da ordem de serviço para a conclusão dos serviços.
Ponte dos Ingleses: relembre o início da obra
A Ponte dos Ingleses está interditada desde 2018 devido ao perigo estrutural apresentado pelas vigas comprometidas. Em 2019, o projeto arquitetônico e de reparo foi divulgado pelo Governo do Ceará. Apesar de ser de responsabilidade estadual, a Prefeitura de Fortaleza assinou um acordo para participar da restauração da ponte.
A primeira intervenção, após a retirada dos pisos e demolição de estruturas pela SOP, foi iniciada em janeiro de 2021 e foi feita pela Prefeitura, que ficou responsável pela recuperação estrutural.
Apesar da previsão de fim da fase para julho do mesmo ano, os trabalhos continuaram até 2022. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, a obra era complexa por ser uma estrutura off-shore, ou seja, dentro do mar.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) realizou a recuperação da fundação da ponte, como pilares e vigas. Foram utilizados cerca de R$ 4 milhões para a obra. Samuel afirma que a Seinf finalizou o trabalho e liberou o local para as intervenções que deveriam ser realizadas pela SOP.
O próximo passo, ainda sem data de início divulgada, será a construção de uma laje de concreto, do piso e dos guarda-corpos. A urbanização, com quiosques e mobiliário urbano, também é uma parte prevista no projeto.
“O Estado tem o projeto, eu acredito que eles tenham interesse em fazer. Até porque a Prefeitura está investindo na requalificação de toda a Praia de Iracema. Vai ficar muito ruim se a gente fizer a requalificação e ficar faltando um cartão postal tão importante para a cidade”, opina Samuel.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente