Fortaleza ganhou mais de 4 mil vagas em Centros de Educação Infantil desde 2021
A prefeitura ainda promete entregar 50 CEIs até o fim do mandato; 27 já foram inaugurados. O objetivo é que o número de vagas criadas suba para 10 mil
18:15 | Mai. 11, 2023
A Capital cearense ganhou 4.582 vagas em Centros de Educação Infantil (CEI) desde 2021, de acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). O anúncio foi feito durante a inauguração do CEI Francisca Rodrigues de Sousa, localizado no bairro Parque Dois Irmãos, na manhã desta quinta-feira, 11. A prefeitura também promete entregar 50 CEIs até o fim do mandato; 27 já foram inaugurados.
O novo equipamento atenderá 182 crianças de seis meses a 3 anos, disponibilizando turmas do berçário ao Infantil 3. “Gostei muito (da estrutura). Minha criança tem Síndrome de Down e não há preconceito ou indiferença por parte dos profissionais. Os professores são altamente qualificados, já estou vendo a diferença no desenvolvimento do meu filho”, diz Jonathas Cristiano, 42, pai de um dos alunos.
“Nós temos todo um grupo que cuida especialmente dessa temática da inclusão das crianças (com deficiência)”, diz o prefeito. “A nossa rede, hoje, se compõe de 243 mil alunos e temos toda uma atenção especial a esse público.”
Jonathas trabalha como segurança e também afirma que o equipamento o deixa mais seguro quando está longe da criança. “Ao chegar no local, o pai fica observando (as pessoas) com quem ele vai deixar o filho. Ao chegar aqui, eu tive essa segurança e gostei das professorinhas dele: a Tia Maria José e a Tia Glória.”
Dalila Saldanha, secretária da educação de Fortaleza, ainda relembra que o projeto pedagógico dos Centros de Educação oferecem projetos colaborativos para os pais dos estudantes. “Nós temos uma formação para as famílias. Elas vivenciam conteúdos que permeiam o currículo: inclusão, sustentabilidade, participação na educação.”
“Tem um projeto lindo que a gente desenvolve: o ateliê. Para fortalecer os vínculos, já que eles (as crianças) passam o dia com a gente, a família vem para a escola e desenvolvem atividades de arte e sustentabilidade com elementos da natureza”, complementa.
O nome do Centro de Educação foi em homenagem a Francisca Rodrigues de Sousa, militante do direito de crianças e idosos no bairro Parque Dois Irmãos. “Tenho certeza que ela estava presente aqui. Com essa emoção ela deve estar muito feliz. Agora ela vai descansar em paz”, diz Sonia Rodrigues, filha da homenageada.
A infraestrutura é composta por berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, fraldário, etc. O equipamento teve um investimento de R$ 4.590.285; os recursos são 100% da Prefeitura, de acordo com Samuel Dias, secretário da infraestrutura.
Leia mais
-
Estudo da AMC: reduzir velocidade não aumenta tempo de viagem
-
Parque Dom Aloísio Lorscheider recebe serviços e atividades de lazer para mães
-
Mais de 20 toneladas de resíduos de grande volume são retirados das ruas de Fortaleza
-
Advogado condenado tenta fugir de policiais pelo telhado de residência
-
Fortaleza: três policiais são presos por exigirem vantagem financeira de comerciante