Estudo da AMC: reduzir velocidade não aumenta tempo de viagem
Órgão da Prefeitura de Fortaleza analisou relação entre limite de velocidade e tempo médio de deslocamento; trajetos demoram apenas seis segundos que antes
06:13 | Mai. 11, 2023
A redução na velocidade das ruas em Fortaleza não fez as viagens demorarem mais. A conclusão é de um estudo realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em Fortaleza.
No estudo, divulgado nessa quarta-feira, 10, descobriu-se que chegou a haver, de fato, um aumento no tempo médio dos trajetos. No entanto, o valor foi de apenas seis segundos.
Foram analisadas sete vias de grande circulação na Capital. O estudo considerou o tráfego das avenidas Augusto dos Anjos, Bernardo Manuel, Bezerra de Menezes, Coronel de Carvalho, José Bastos, Jovita Feitosa e Osório de Paiva.
O estudo desconsiderou períodos em que a circulação foi afetada pela pandemia, além de comparar o tráfego na mesma época em diferentes anos. As vias foram escolhidas por não terem passado por outras alterações estruturais, como novos semáforos ou faixas exclusivas de ônibus, antes e depois da análise.
Na segurança do trânsito, porém, o impacto da redução é muito diferente. Nas vias em que a velocidade máxima foi diminuída, a quantidade de acidentes com mortes caiu, em média, quase 70%. Em alguns casos, como a avenida Leste-Oeste, os óbitos zeraram após a redução.
Para a AMC, o estudo ajuda a desmistificar a crença de que reduzir a velocidade faz os trajetos demorarem mais. "Essa medida, como as próprias estatísticas mostram, não repercute significativamente no tempo de viagem, mas faz total diferença na preservação de vidas", diz Antônio Ferreira, superintendente do órgão.
Mais notícias de Fortaleza
Leia mais
-
Parque Dom Aloísio Lorscheider recebe serviços e atividades de lazer para mães
-
Mais de 20 toneladas de resíduos de grande volume são retirados das ruas de Fortaleza
-
Mulher denuncia ter sido estuprada por policial no Juizado de Violência Doméstica em Fortaleza
-
Terminal José de Alencar deve ser entregue em junho de 2024, diz secretário
-
Juventude Digital abre inscrições para cursos de tecnologia
-
Fortaleza ganha mapa colaborativo para contribuições ao Plano Diretor
-
Maio Laranja: Fortaleza terá ações contra abuso e exploração sexual de crianças
-
Líderes de ocupações habitacionais são recebidos no Palácio da Abolição durante ato