Grupo O POVO promove oficinas para estudantes do IFCE

Evento aborda temas sobre educação, imprensa e tecnologia

O Grupo O POVO iniciou na manhã desta quarta-feira, 3, uma série de oficinas do O POVO Educação, programa que incentiva a utilização do jornalismo no ambiente escolar. As oficinas são ofertadas a estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e debatem o uso da tecnologia na educação e na comunicação. O evento é realizado no Campus do IFCE e se estende até as 18 horas desta quinta-feira, dia 4.

O que é o O POVO Educação?

Criado em 2001, o O POVO Educação é um programa que desenvolve ações para facilitar o consumo e a produção de conteúdos jornalísticos nas escolas. A iniciativa tem como um de seus objetivos, propiciar o contato entre os veículos de comunicação e os estudantes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dentro do programa, os alunos têm a possibilidade de desenvolver técnicas jornalísticas, participar de oficinas com profissionais da comunicação, escrever para o jornal através do projeto correspondentes O POVO Educação, entre outras atividades.

Para João Davi de Morais, estudante do ensino médio e ex-correspondente O POVO Educação, um dos principais benefícios do projeto é proporcionar o diálogo entre a juventude. “É um texto de jovem para jovem, então eu creio que chama mais a atenção da população mais nova. Fora que incentiva a galera a conhecer temas que eles praticamente não estão acostumados, ou não têm muito convívio”, afirma Morais.

Já Vitória Lima, estudante de Ciências da Computação na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e ex-correspondente O POVO Educação, destaca o diálogo entre gerações que o projeto proporciona.

“Eu acho que é bastante importante para os jovens que fazem porque aumenta o senso crítico, como foi o meu caso. Para quem lê, é importante para ter noção da realidade de como estão os jovens e a educação do Ceará nesse momento”, afirma a graduanda.

As oficinas seguem até hoje, 4
As oficinas seguem até hoje, 4 (Foto: Samuel Setubal)

Vitória participou do O POVO Educação através do projeto Planeta Jovem, uma parceria do IFCE com o Iracema Digital que incentiva jovens a pensarem soluções para problemas da sociedade. “Eu queria ter coisas interessantes para escrever. Isso foi me despertando uma curiosidade grande sobre a cidade e sobre a minha própria comunidade”, conclui a estudante.

O que é o Planeta Jovem?

O Planeta Jovem é um programa protagonizado por jovens de escolas dos ensinos médio, profissional e superior, que busca ajudar na formação de cidadãos, através de um universo lúdico. A iniciativa se utiliza do metaverso para elaborar propostas que possam solucionar problemas do mundo real.

Dentro dessa realidade virtual, os jovens têm que criar seus próprios países e lidar com os problemas deste local, através de medidas que também possam ser aplicadas fora do metaverso. “Eles se preocupavam com questões de clima, saúde, invasões de espaço… e a partir daí esses grupos se reuniam para aplicar soluções”, explica o diretor de extensão do IFCE, professor Edson Almeida.

O POVO Educação: Informação e tecnologia nas escolas

O evento conta com quatro oficinas, distribuídas ao longo de dois dias, com temas voltados para comunicação, tecnologia e educação. A primeira delas foi ministrada por Vitória, com o título “A importância da imprensa na construção de uma nação”.

Durante a palestra, foi debatida a responsabilidade e a influência que as mídias de comunicação têm sobre as decisões da sociedade, seja no dia a dia da população, ou até mesmo nas questões políticas de um país.

A segunda conversa do dia foi com João, sobre o tema “Educação e Tecnologia”, um dos assuntos abordados por ele durante a participação no O POVO Educação.

“Foi muito bacana porque eu fiz coisas que eu nunca pensei em fazer. Fiz um podcast, fiz um programa de rádio sobre temas importantes para a nossa sociedade, conheci a Fiocruz pelo O POVO. Foi inesquecível. Me colocou em experiências que eu não pensei que eu ia estar algum dia”, relembrou o jovem.

Professor Mateus Mosca, cientista de dados do Centro de Inteligência em Saúde (CISEC) da Escola de Saúde pública do Ceará (ESPCE)
Professor Mateus Mosca, cientista de dados do Centro de Inteligência em Saúde (CISEC) da Escola de Saúde pública do Ceará (ESPCE) (Foto: Samuel Setubal)

As oficinas também contam com uma roda de conversa com um convidado. Nos debates de hoje, o evento contou com a presença do professor Mateus Mosca Viana, Matemático e Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal.

Uma das alunas do IFCE presentes na palestra foi Soniely Silva, que reforça a curiosidade dos alunos sobre o assunto. "Houve um interesse sobre o tema, principalmente por ser sobre o tema da tecnologia, que é algo que interessa nossa geração", destaca a estudante.

Próximos eventos

As oficinas no IFCE continuam até as 18 horas de amanhã com mais dois temas. Às 14 horas, o ex-correspondente O POVO Educação, Amadeu Neto, ministra o tema “Storytelling e escrita criativa como ferramentas de comunicação”. Para encerrar o evento, a também ex-correspondente, Maria Letícia Alves, discute com alunos e professores do IFCE sobre Metaversos na educação: possibilidades, desafios e relação entre o real e o virtual”.

Ainda esse mês, no dia 10, O POVO Educação realiza mais uma oficina, dessa vez sobre a temática “Educação Financeira é para todos”. O evento acontece no Espaço O POVO de Cultura e Arte, localizado na Avenida Aguanambi, 282, no bairro José Bonifácio.

O evento é gratuito e tem inscrições abertas até o dia 9, através do site.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

O POVO Educação oficinas juventude tecnologia educação comunicação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar