Jovem de 16 anos é atropelada por ônibus na Washington Soares, em Fortaleza
A garota sofreu ferimentos leves na cabeça e foi levada para uma unidade de saúde particular. Câmeras de segurança mostram como o atropelamento aconteceu
18:17 | Mai. 03, 2023
Uma jovem de 16 anos foi atropelada por um ônibus da linha 050 na avenida Washington Soares, no bairro Sapiranga, em Fortaleza, na tarde da última terça-feira, 2. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente não foi fatal, porém, causou ferimentos de graus leves na região da cabeça, mão esquerda, e na clavícula.
Câmeras de segurança flagraram a vítima acompanhada por outras quatro pessoas, cruzando a primeira faixa da avenida próxima a um centro comercial. O primeiro ônibus percebe a movimentação do grupo e freia para que todas passem.
De acordo com as imagens, antes de atravessarem a próxima faixa, as pessoas se dão conta que outro veículo está vindo e param. A jovem, entretanto, segue e acaba sendo atropelada.
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o veículo trafegava a 20 km/h. Todavia, a Etufor ainda apura as condições do ônibus por meio das imagens da via e do veículo.
Na ação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e transportou a vítima para um hospital particular, onde ela segue recebendo atendimentos médicos.
A Perícia Forense (Pefoce) também compareceu ao local e após todos os procedimentos cabíveis, liberou o veículo.
AMC ressalta prioridade do pedestre
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) orienta que o pedestre é prioridade no trânsito e deve ser respeitado ao iniciar uma travessia independente da sinalização. Para aumentar a segurança, o órgão reforça, entretanto, a importância dele sempre utilizar uma faixa ou passarela.
Samu 192 dá dicas
Breno Novais, diretor técnico do Samu 192 Ceará, disse que a primeira coisa na hora de agir em um acidente de trânsito é ligar para o disque 192. O paciente informará, à um telefonista, a localização exata, o que aconteceu, e o que está sentindo.
Logo depois, será repassado para um médico regulador. O profissional passará algumas instruções de como se comportar diante da cena.
O médico dirá como fazer a mobilização do paciente até que o Samu chegue. Breno ainda pontua que "não é para mexer no paciente até que faça o contato com o Samu, para prestar uma assistência adequada".
Leia mais