Celebração do Sábado de Aleluia reúne fiéis em retiro espiritual da Shalom

Foi feita a pregação da Palavra e a celebração da Descida à Mansão dos Mortos, momento no qual se lembra o sacrifício de Jesus na Cruz

O Ginásio Paulo Sarasate está sendo palco, desde a última quinta-feira, 6, do Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom. Neste sábado, 8, a programação começou no início da tarde, com a pregação e a celebração da Descida à Mansão dos mortos, liturgia católica que relembra a morte de Jesus Cristo para salvar a humanidade.

De lá, os fiéis podem se dirigir até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a partir das 20 horas haverá a Solene Vigília Pascal, ocasião na qual as orações são feitas até o Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. Amanhã, 9, a programação no Paulo Sarasate terá pregação a partir das 14 horas, com missa solene da Ressurreição na Catedral às 17 horas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Celebrações da Sexta-feira Santa lotam a Catedral Metropolitana de Fortaleza; VEJA

O tema do retiro da Shalom deste ano é "Cristo humilhou-se e foi exaltado". João Carlos do Nascimento, coordenador do ministério de música no evento, afirmou que o ginásio se encheu em diversas ocasiões, como na apresentação da Paixão de Cristo, ocorrida na quinta-feira, 6. O retiro é de meio período (das 14 às 17 horas) para possibilitar que todos possam acompanhar a programação na Catedral ou nas igrejas mais próximas de casa.

Fieis se reuniram neste sábado, 8, no ginásio Paulo Sarasate, na Aldeota
Fieis se reuniram neste sábado, 8, no ginásio Paulo Sarasate, na Aldeota (Foto: Divulgação Shalom)

“Neste Sábado Santo vivemos o dia de silêncio, no qual a Igreja medita e reflete sobre o Cristo morto”, explica João Carlos sobre a data que alude à perplexidade e ao pranto dos discípulos perturbados com a morte de Jesus. “No domingo, vamos celebrar a Ressurreição por meio da pregação do fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo”, acrescentou.

Hélder Costa e Helenice Menezes, ambos com 58 anos, estavam no retiro acompanhados dos cinco filhos. “É muito bom voltar à celebração presencial, depois de tanto tempo somente com a online, por causa da pandemia. A Paixão de Cristo é uma data muito especial e, principalmente, de reflexão”, destacou o empresário.

A professora Helenice acrescenta que a celebração é um momento para ser vivido com a família reunida, algo que o casal faz há mais de três décadas. “Sentimos juntos a dor de Cristo para no final, ressuscitarmos”, ressaltou.

O casal Helder Costa e Helenice Menezes estava no evento com os filhos. A família faz parte da Comunidade Shalom há mais de 30 anos
O casal Helder Costa e Helenice Menezes estava no evento com os filhos. A família faz parte da Comunidade Shalom há mais de 30 anos (Foto: Flávia Oliveira)

Na Paróquia Cristo Rei, na Aldeota, a celebração do sábado acontece às 18 horas, com Virgília Pascal, com as missas do domingo às 6h30min, 9, 11, 17 e 19 horas. No Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro, a Vigília Pascal acontece neste sábado, às 18 horas, ao passo que as missas do Domingo de Páscoa ocorrem às 8h30min, 16 e 18 horas.

A programação completa de todas as paróquias de Fortaleza pode ser consultada no site da Arquidiocese de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

semana santa fortaleza sabado de aleluia retiro espiritual shalom ginasio paulo sarasate

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar