Fiéis iniciam Semana Santa celebrando o Domingo de Ramos na Catedral de Fortaleza

Missas serão celebradas ainda neste domingo às 17h e 19h

13:19 | Abr. 02, 2023

Por: Alexia Vieira
Missa de Ramos, na Catedral de Fortaleza, foi marcada por chuvas e cancelamento da procissão (foto: FERNANDA BARROS)

O Domingo de Ramos, celebrado neste 2 de abril, marca o início da Semana Santa de 2023 para os católicos. Dezenas de fiéis se reuniram para participar da missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O momento relembra a trajetória de Jesus Cristo dias antes da morte, quando chegou em Jerusalém.

Uma procissão marcada para este domingo acabou sendo cancelada devido à chuva do início da manhã na Capital.

“Recordamos a entrada de Jesus que entra [em Jerusalém] certo de que, na sexta-feira, lhe aguardam tormentos e sofrimentos, e a morte. Ele entra determinadamente para cumprir a vontade do Pai”, explica o padre Clairton Oliveira, celebrante da missa.

Os ramos usados para receber Jesus em Jerusalém são replicados nas mãos dos cristãos nesta data. Carla Liz Martins Santana, 57, levou um ramo de folhas para a missa na Catedral e disse que colocou outro dentro de casa também.

“Eu trago e faço todo o rito”, afirma. Durante a Semana Santa, as celebrações de Carla são divididas entre Fortaleza, nos dias úteis, e no feriado a fiel deve viajar para a terra natal, em Acaraú.

A quaresma, período entre a quarta-feira de Cinzas e a quinta-feira Santa, foi um momento de reflexão sobre a “responsabilidade como cristão” de Carla. O tema da Campanha da Fraternidade de 2023 é “Fraternidade e Fome: Dai-lhes vós mesmos de comer!”, o que inspirou a cristã a pensar sobre as desigualdades.

“A gente sofre ao ver o irmão no chão, sem teto, passando fome. Eu sempre procuro fazer minha partilha por intermédio de associações e de igrejas”, afirma Carla.

Antes e durante a missa, uma fila de pessoas foi formada no canto direito da igreja para fazer confissões. A professora de educação física Hevilane Rocha, 32, afirmou que, após “vivenciar a penitência, o jejum e a oração” durante a quaresma, queria se confessar para “reconhecer as falhas diante de Deus”.

“Quero estar com o coração disponível para viver bem esse tempo que Deus nos chama para adentrar no seu mistério da paixão, da morte e da ressurreição", diz Hevilane. A fiel se deslocou do bairro Maraponga até o Centro neste domingo para participar do ato litúrgico junto de seu grupo de oração.

O arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques também celebrou a cerimônia. Esta pode ser a última Páscoa celebrada pelo arcebispo à frente da Arquidiocese de Fortaleza. Isso porque após completarem 75 anos, bispos diocesanos são solicitados a apresentarem a sua renúncia ao papa.

O sacerdote completa a idade em maio e deve apresentar sua carta de renúncia. No entanto, caso o papa o permita, ele poderá continuar no cargo.

Outras missas serão celebradas neste domingo na Catedral, às 17h e às 19h.

Programação da Catedral Metropolitana para Semana Santa

Confira abaixo a agenda da semana:

Dia 6 de abril - Quinta-feira

  • 8 horas - Missa da Unidade ou Santos Óleos presidida pelo Arcebispo Metropolitano e concelebrada por todo o clero.
  • 19 horas - Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, presidida por Dom José Antonio.

Dia 7 de abril - Sexta-feira

  • 9 horas - Liturgia das Horas
  • 15 horas - Celebração da Paixão e Morte do Senhor, com Dom José Antonio.

Dia 8 de abril - Sábado

  • 9 horas - Liturgia das Horas
  • 20 horas - Solene Vigília Pascal com Dom José Antonio.

Dia 9 de abril - Domingo de Páscoa

  • Missas às 9h , 11, 17 e 19 horas
  • 17 horas - Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza. Após a Missa haverá a procissão de Cristo Ressuscitado