Mercado dos Peixes recebe ação contra ratos em preparação para a Semana Santa

Combate a casos de leptospirose em Fortaleza é a principal preocupação

Com o objetivo de evitar a proliferação de ratos nas imediações do Mercado dos Peixes, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu uma ação de desratização no local. Nesta quarta-feira, 29, agentes da vigilância sanitária espalharam raticida no entorno dos boxes e da área de alimentação.

As ações ocorrem há uma semana em toda a Beira Mar e na Praia de Iracema em preparação para a Semana Santa, que ocorre de 2 a 9 de abril. Já é esperada uma maior movimentação de pessoas neste período.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Neste momento de maior fluxo, a vulnerabilidade é maior, e a comercialização de pescados, peixes e crustáceos vai aumentar consideravelmente”, diz Nélio Moraes, coordenador da Vigilância em Saúde de Fortaleza.

Por isso, o processo de desratização foi feito na orla e em 465 imóveis da região. “Toda a Beira Mar normalmente é uma área de infestação de roedores, se você não controlar ela prolifera e causa danos”, afirma o coordenador.

O permissionário Paulo Rafael de Almeida, 42, conta que o trabalho preventivo da vigilância “amenizou bastante” o problema com ratos no Mercado. A guarderia de pescadores e a limpeza da faixa de areia, para ele, também contribuíram para a melhoria. O trabalho de dedetização também é feito dentro dos boxes frequentemente.

“Quinta-feira agora vamos fechar a noite e fazer a dedetização geral do mercado, dentro dos boxes também. Aqui no meu toda segunda-feira a gente tira tudo de dentro para limpar. Se todo mundo fizer isso, ajuda bastante”, comenta o comerciante, que espera uma movimentação um pouco maior durante a Semana Santa.

Mercado dos Peixes: combate à leptospirose é principal preocupação

O controle da população de roedores na Cidade tem influência direta no número de casos de leptospirose, doença que preocupa a rede de saúde. Em 2022, o número de mortes por leptospirose (7) foi maior do que o de óbitos causados pela dengue (5) em Fortaleza, apesar de só terem sido registrados 43 casos da doença contra 18 mil da dengue.

“O que o roedor causa de maior dano é chegar aqui [no Mercado dos Peixes], subir num box desse, urinar ou defecar em cima de um pescado, morder uma pessoa ou então ter um alagamento de água de chuva e ele urinar ali também”, explica.

Nélio também afirma que, apesar de o veneno ser colocado próximo às pedras que ficam em contato com o mar, a água salgada não permite a propagação da bactéria causadora da leptospirose. “A salinidade é letal para a bactéria", diz.

Em outras áreas da Cidade, Nélio esclarece que há um mapeamento de localidades com lixões, condições precárias de saneamento básico e tendência de alagamentos. O trabalho de desratização nesses locais é iniciado antes da quadra chuvosa, que ocorre de fevereiro a maio no Ceará.

“No período de chuva, você age mais como um ‘apagar do incêndio’, porque as enxurradas geralmente levam o produto raticida. Ela não é tão efetiva como quando é antecipada.”

O que fazer em caso de sintomas de leptospirose ou contato com ratos?

Os sintomas da leptospirose são parecidos com de viroses e podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, Nélio orienta a ida a um posto de saúde para exame clínico. “Pode ser um resfriado comum, uma gripe, uma dengue, ou pode ser leptospirose”, diz.

Sintomas de leptospirose

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Sangramento
  • Dor muscular, principalmente na panturrilha
  • Calafrios
  • Olhos vermelhos
  • Vômitos

Já em caso de ser mordido por um rato, é preciso também ir imediatamente a um posto de saúde. Devido aos riscos de infecção, a orientação é passar água oxigenada no ferimento e procurar atendimento médico.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mercado dos Peixes combate à leptospirose Fortaleza mercado dos peixes desratização ação contra ratos higiene

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar