Com a bênção de São José, nova provedoria toma posse da Santa Casa de Fortaleza
Novo provedor para o triênio 2023-2026, administrador Vladimir Spinelli reitera o papel da "santa causa" e pretende buscar mais recursos para a instituição filantrópica de 162 anos, que é referência no Nordeste
18:58 | Mar. 19, 2023
Tomou posse neste domingo, 19, dia de São José, padroeiro do Ceará, a nova gestão da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza para o triênio 2023-2026.
Em cerimônia aclamada após missa na Capela da Medalha Milagrosa, foram empossados os novos membros da equipe de Provedoria, Conselho Fiscal e Mesa Administrativa para administrar a entidade pelos próximos três anos.
Depois de mais de uma década à frente da Irmandade Beneficente, o ex-prefeito Luiz Marques transferiu seu cargo para o novo provedor-geral eleito, administrador Vladimir Spinelli Chagas, que reiterou o compromisso da “santa causa” e afirmou que pretende buscar mais recursos para a instituição filantrópica de 162 anos.
Em sua fala, Luiz Marques fez agradecimentos ao corpo clínico e colaboradores que o acompanharam ao longo de quase 12 anos de trabalho: “Saúdo servidores públicos, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, técnicos, todos que atuam em meio a uma crise que se abate contra o setor de saúde, principalmente no pós-pandemia”.
Marques pontuou que a Santa Casa “é mais do que pedaço da história do Ceará, é um monumento de amor mantido pelo espírito solidário de várias gerações de cearenses, e alimentado continuamente pela flamejante esperança dos que ainda são capazes de sonhar alto para encarar batalhas com o poder da sociedade”.
Para o ex-prefeito de Fortaleza, a capacidade e experiência administrativa de Spinelli “o ajudarão a encontrar meios para conduzir a instituição na missão de salvar vidas, dos mais necessitados em sua quase totalidade”.
Presente na solenidade, o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, se disse emocionado ao lembrar que ambos foram secretários de seu governo, Marques em Obras e Spinelli na Fazenda.
“São dois grandes ex-servidores estaduais. Já estive à frente de algumas instituições, mas pelo que percebo essa é a mais difícil instituição do Ceará para ser administrada, porque atende não apenas aos municípios do Ceará como também aos de estados circunvizinhos. É uma casa santa, que tem por trás a família”, ponderou.
Já o também ex-governador Lúcio Alcântara ressaltou que a instituição recebe um sucessor à altura. “A Santa Casa merece administradores com a competência e experiência do Luiz Marques, que cessou agora sua gestão depois de uma operosa administração que vai ficar bem reconhecida na história, e tem um sucessor à altura, porque o seu currículo e trajetória de vida nos autoriza a pensar assim”, declarou.
“A Santa Casa é um monumento material e humano da caridade, do amor que a construiu e a mantém, Então é preciso que haja sempre gente disponível para encarar o desafio de administrá-la. É um hospital que nunca fechou suas portas, mesmo com dificuldades continuou aberto para receber todos que batessem à sua porta procurando atendimento e apoio”, sublinhou Alcântara.
O novo provedor-geral Vladimir Spinelli falou sobre os desafios que deve enfrentar, como a tabela defasada do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também ratificou os motivos pelos quais acredita que a instituição filantrópica deve ser reconhecida.
“A Santa Casa almeja ser reconhecida pela sociedade por uma imensa lista de serviços prestados com qualidade e dedicação. Somente no ano de 2020 alcançou números gratificantes, com cerca de 33 mil acolhimentos, 10 mil cirurgias, 200 mil exames, 23 mil hemodiálises e 10 mil quimioterapias”, citou.
Para tanto, segundo explica o professor, a instituição tem se dedicado à captação de recursos por outras fontes, como parcerias e doações, de forma a manter investimentos adequados ao cumprimento de sua missão de assistência à saúde resolutiva e disseminação de conhecimentos.
“Queremos transformá-la em uma instituição de ciência e tecnologia para ter acesso a fontes de recursos estáveis, que são hoje bastante significativas no País”, afirmou.
Por fim, Spinelli reiterou a importância das doações que ajudam a manter os serviços prestados a mais de 13 pacientes mensais.
“A gente chama de ‘santinha’ ou ‘santa causa’ porque ela é um amparo para todos aqueles que precisam de saúde. É uma prestadora de serviços de alta qualidade, com muita dedicação amorosa de todos aqueles que trabalham aqui. Precisamos que haja, da parte do governo o reconhecimento disso, e que a sociedade continue ajudando”, finalizou.
Confira a lista completa da Provedoria da Santa Casa de Fortaleza, gestão 2023-2026:
Chapa Mordomo Sênior - José Adauto Bezerra
- Alexandre Vasconcelos Accioly de Carvalho
- Antônio Elbano Cambraia
- Domingos José Rodrigues Aragão
- Eduardo Augusto Cortez Campos
- Edyr Rodrigues Rolim
- Eugênio Diogo de Holanda
- Firmo Fernandes de Castro
- Francisca Moreira Parente
- Francisco das Chagas Magalhães
- Francisco das Chagas Mariano
- Francisco Deusmar de Queirós
- Francisco Salvio Cavalcante Pinto
- Germano Francisco de Almeida
- João Alves de Melo
- João Crisóstomo de Sousa
- João Paulo Simões Accioly de Carvalho
- Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
- José Antunes Fonseca da Mota
- José Barbosa Hissa
- José Joaquim Neto Cisne
- José Luiz Freitas
- José Ricardo Montenegro Cavalcante
- Leorne Menescal Belém de Holanda
- Magda Roberta Busgaib Socorro
- Marcos Silva Montenegro
- Neuma Brito Figueiredo
- Paulo Anizio Teixeira e Silva
- Raimundo Francisco Padilha Sampaio
- Raimundo José Marques Viana
- Roberto de Azevedo Moreira Filho
- Roberto Sergio Oliveira Ferreira
- Maria Tereza Barros de Andrade
- Teresinha Ferreira
- Tomas Ant. Albuquerque de P. Pessoa
- Victor Cesar da Frota Pinto
- Vladimir Spinelli Chagas
Provedor: Vladimir Spinelli Chagas
1º vice: João Paulo Simões Accioly de Carvalho
2º vice: Leorne Menescal Belém de Holanda
3º vice: Paulo Anizio Teixeira e Silva
1º secretário: Victor Cesar da Frota Pinto
2º secretário: Marcos Silva Montenegro
1º tesoureiro: Roberto de Azevedo Moreira Filho
2º tesoureiro: João Crisóstomo de Sousa
Ex-Provedor: Luiz Gonzaga Nogueira Marques
Mordomo Santa Casa: José Joaquim Neto Cisne
Mordomo São Vicente: Paulo Anizio Teixeira e Silva
Mordomo Cemitério São João: Roberto Sergio Oliveira Ferreira
Conselho Fiscal
Efetivos
- Waldir Diogo de Siqueira Filho
- João Cassiano de Oliveira
- Hugo Pergentino Maia Filho
Suplentes
- Claudio Cidrim Targino
- Etevaldo Nogueira Filho
- Maria Ruth Furtado Bezerra